Museu de Hadid para Roma abre a 30 de Maio
O MAXXI é o primeiro museu italiano dedicado à criatividade contemporânea

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O MAXXI – Museu de Arte contemporânea de Roma, em Itália, desenhado por Zaha Hadid, vai abrir portas ao público no próximo dia 30 de Maio. No âmbito das comemorações, os dias 27, 28 e 29 de Maio estão reservados para eventos comemorativos.
De acordo com o gabinete da arquitecta iraquiana, o MAXXI é o primeiro museu italiano dedicado à criatividade contemporânea, e será gerido pela fundação com o mesmo nome, presidida por Pio Baldi e que conta com Margherita Guccione e Anna Mattirolo como directoras de arquitectura e arte, respectivamente.
Segundo a mesma fonte, o museu prepara-se para receber um programa internacional “rico”, onde figura a exposição “SPACE”, que será a primeira mostra de arte e arquitectura do Museu de Arte contemporânea de Roma.
A ideia da exposição nasceu da “arquitectura densa e dos espaços sobrepostos” criados por Hadid, e resultou em 90 obras que serão exibidas ao longo de um percurso sinuoso, dentro e for a do museu, “criando um diálogo entre o espaço e as instalações de dez gabinetes de arquitectura internacional.
Como parte da exposição, uma obra do Studio Azzurro, denominada de “Geografia Italiana”, vai ocupar uma parede, onde será contada uma “história interativa” dos últimos 60 anos da arquitetura italiana, mediante a utilização de filmes, entrevistas, fotografias e desenhos.