Museu de Hadid para Roma abre a 30 de Maio
O MAXXI é o primeiro museu italiano dedicado à criatividade contemporânea
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O MAXXI – Museu de Arte contemporânea de Roma, em Itália, desenhado por Zaha Hadid, vai abrir portas ao público no próximo dia 30 de Maio. No âmbito das comemorações, os dias 27, 28 e 29 de Maio estão reservados para eventos comemorativos.
De acordo com o gabinete da arquitecta iraquiana, o MAXXI é o primeiro museu italiano dedicado à criatividade contemporânea, e será gerido pela fundação com o mesmo nome, presidida por Pio Baldi e que conta com Margherita Guccione e Anna Mattirolo como directoras de arquitectura e arte, respectivamente.
Segundo a mesma fonte, o museu prepara-se para receber um programa internacional “rico”, onde figura a exposição “SPACE”, que será a primeira mostra de arte e arquitectura do Museu de Arte contemporânea de Roma.
A ideia da exposição nasceu da “arquitectura densa e dos espaços sobrepostos” criados por Hadid, e resultou em 90 obras que serão exibidas ao longo de um percurso sinuoso, dentro e for a do museu, “criando um diálogo entre o espaço e as instalações de dez gabinetes de arquitectura internacional.
Como parte da exposição, uma obra do Studio Azzurro, denominada de “Geografia Italiana”, vai ocupar uma parede, onde será contada uma “história interativa” dos últimos 60 anos da arquitetura italiana, mediante a utilização de filmes, entrevistas, fotografias e desenhos.