CPU Retail Architects renova área central da cidade de Louvière
A proposta está a ser desenvolvida em conjunto com o gabinete local Cooparch R.U.
Ana Rita Sevilha
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
A empresa CPU Retail Architects vai assinar a concepção e desenvolvimento do projecto de uma nova área comercial central com 35 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), na cidade de Louvière, na Bélgica.
A proposta está a ser desenvolvida em conjunto com o gabinete local Cooparch R.U. e resultou de um convite lançado pelo promotor do projecto, Willhelm & Co.
La Louviére fica localizada nos arredores de Bruxelas e conta com uma população de cerca de 80 mil habitantes. De acorco com uma nota de imprensa da CPU, a urbe tinha, porém, “um problema de urbanismo que urgia resolver. A antiga fábrica da Royal Boch — prestigiada marca de faiança belga, com mais de 160 anos de actividade — que ocupava uma área substancial no centro da cidade, ficou desactivada, criando vastos espaços vazios e em degradação, com prejuízo na vitalidade do centro urbano e no desenvolvimento harmonioso da urbe”.
Nesse sentido, o projecto da CPU abre a possibilidade de regeneração dessa importante área central da cidade. “Ancorado numa área comercial em formato de rua, e complementado por um programa de escritórios e habitação”.
De acordo com Frederico Carvalho, director da CPU Retail Architects, que chefiou o projecto, “o conceito subjacente ao projecto de La Louvière assenta na introdução da natureza”, no centro da cidade.