CPU Retail Architects renova área central da cidade de Louvière
A proposta está a ser desenvolvida em conjunto com o gabinete local Cooparch R.U.

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A empresa CPU Retail Architects vai assinar a concepção e desenvolvimento do projecto de uma nova área comercial central com 35 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), na cidade de Louvière, na Bélgica.
A proposta está a ser desenvolvida em conjunto com o gabinete local Cooparch R.U. e resultou de um convite lançado pelo promotor do projecto, Willhelm & Co.
La Louviére fica localizada nos arredores de Bruxelas e conta com uma população de cerca de 80 mil habitantes. De acorco com uma nota de imprensa da CPU, a urbe tinha, porém, “um problema de urbanismo que urgia resolver. A antiga fábrica da Royal Boch — prestigiada marca de faiança belga, com mais de 160 anos de actividade — que ocupava uma área substancial no centro da cidade, ficou desactivada, criando vastos espaços vazios e em degradação, com prejuízo na vitalidade do centro urbano e no desenvolvimento harmonioso da urbe”.
Nesse sentido, o projecto da CPU abre a possibilidade de regeneração dessa importante área central da cidade. “Ancorado numa área comercial em formato de rua, e complementado por um programa de escritórios e habitação”.
De acordo com Frederico Carvalho, director da CPU Retail Architects, que chefiou o projecto, “o conceito subjacente ao projecto de La Louvière assenta na introdução da natureza”, no centro da cidade.