Águas do Cávado instala 22 sistemas fotovoltaicos
Contratos concessionados à Reciclamas, empresa do grupo Águas de Portugal

Pedro Luis Vieira
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Águas do Cávado (AdC), empresa do grupo Águas de Portugal, instalou 22 sistemas fotovoltaicos que vão produzir 134 mil kilowatts/hora de energia eléctrica por ano e reduzir emissões anuais de dióxido de carbono (CO2) em 60 toneladas.
Em declarações à Lusa, um responsável da AdC, António Sousa Pereira, revelou ainda que o grupo está a desenvolver projectos de aproveitamento energético de biogás com origem em lamas de estações de tratamento de resíduos orgânicos e de combustíveis derivados de resíduos.
Desta feita, os sistemas fotovoltaicos para venda de electricidade à Rede Eléctrica de Serviço Público são baseados em contratos de baixa tensão e foram concessionados à firma Reciclamas, igualmente do grupo Águas de Portugal.
Por conseguinte, explicou António Sousa Pereira, “as condições contratuais que a Reciclamas apresentou à Águas do Cávado passam, apenas, pela cedência do espaço de forma a tornar possível a instalação dos sistemas fotovoltaicos para venda de energia à rede”.
Na prática, a instalação fica a custa zero à AdC, “recebendo em troca parte dos lucros anuais gerados pelos sistemas fotovoltaicos”, indicou o mesmo responsável.
O investimento da AdC em soluções renováveis prevê ainda a aposta em energia eólica, energia solar térmica e solar fotovoltaica e da biomassa a partir de produtos florestais.