Associação Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção contra Incêndio lança manual
A obra começa por caracterizar as medidas de segurança a atender na concepção, construção e utilização do edifício
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associção Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção contra Incêndio (APSEI), publicou o “Manual de Exploração de Segurança contra Incêndio em Edifícios”, com o objectivo de “colmatar a lacuna existente em Portugal na área da segurança contar incêndio no decurso da exploração dos edifícios”, revelou a APSEI em comunicado de imprensa.
O Manual é da autoria de António Possidónio Roberto e Carlos Ferreira Castro, dois especialistas em Segurança, e é uma obra técnica que “permite apoiar todos os responsáveis pela concretização de medidas de organização e gestão de segurança em edifícios”.
O Manual, aproveitando a experiência de casos de sucesso, coloca à disposição de todos os interessados nesta vertente da segurança, os necessários conhecimentos, métodos e práticas de organização.
“Para se verificar o necessário progresso na áea de segurança contra incêndio em Portugal, é essencial aceitarmos o desafio de melhorar o elo da cadeia de segurança actualmente mais fraco nos edifícios – o da organização e gestão da segurança”, refere o autor António Possidónio Roberto.
A obra começa por caracterizar as medidas de segurança a atender na concepção, construção e utilização do edifício, seguindo-se as questões referentes aos testes de recepção da segurança a desenvolver antes da ocupação de um edifício, sendo ainda caracterizadas as medidas de organização da segurança no decurso da exploração, incluindo os procedimentos de prevenção e de emergência, a formação dos intervenientes e a realização de exercícios de simulação.