Associação Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção contra Incêndio lança manual
A obra começa por caracterizar as medidas de segurança a atender na concepção, construção e utilização do edifício

Ana Rita Sevilha
Convenção APEMIP-IMOCIONATE tem nova data e local
Ordem dos Arquitectos marca presença na Tektónica 2025
Metropolitano de Lisboa colabora com projecto europeu AEROSOLFD
Sunny Casais é agora First Properties e quer acelerar transformação do sector
PRIME investe 100M€ na construção de “ATÓLL”
Grupo Preceram promove Workshop e Demonstração Prática na Tektónica 2025
Brasileiros da CSN entram em Portugal com aquisição da Gramperfil
Autarquia de Santiago do Cacém vai investir 7,2M€ em habitações a custos controlados
Câmara de Gaia adjudica construção do Pavilhão de São Félix da Marinha
José Pedro Lima vence 2ª edição do Prémio Manuel Graça Dias DST
A Associção Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção contra Incêndio (APSEI), publicou o “Manual de Exploração de Segurança contra Incêndio em Edifícios”, com o objectivo de “colmatar a lacuna existente em Portugal na área da segurança contar incêndio no decurso da exploração dos edifícios”, revelou a APSEI em comunicado de imprensa.
O Manual é da autoria de António Possidónio Roberto e Carlos Ferreira Castro, dois especialistas em Segurança, e é uma obra técnica que “permite apoiar todos os responsáveis pela concretização de medidas de organização e gestão de segurança em edifícios”.
O Manual, aproveitando a experiência de casos de sucesso, coloca à disposição de todos os interessados nesta vertente da segurança, os necessários conhecimentos, métodos e práticas de organização.
“Para se verificar o necessário progresso na áea de segurança contra incêndio em Portugal, é essencial aceitarmos o desafio de melhorar o elo da cadeia de segurança actualmente mais fraco nos edifícios – o da organização e gestão da segurança”, refere o autor António Possidónio Roberto.
A obra começa por caracterizar as medidas de segurança a atender na concepção, construção e utilização do edifício, seguindo-se as questões referentes aos testes de recepção da segurança a desenvolver antes da ocupação de um edifício, sendo ainda caracterizadas as medidas de organização da segurança no decurso da exploração, incluindo os procedimentos de prevenção e de emergência, a formação dos intervenientes e a realização de exercícios de simulação.