Trofa vai recorrer a parcerias com privados para construção dos Paços do Concelho
Presidente da autarquia acrescenta que ainda não está definido o modelo dessa parceria nem o custo previsível da obra

De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima (PS), anunciou esta sexta-feira que o edifício dos Paços do Concelho será construído num terreno de “18 a 20 mil metros quadrados” junto à estação ferroviária.
Joana Lima afirmou que pretende que o edifício seja concluído e inaugurado, “de preferência, ainda neste mandato” ou, o mais tardar, no início do próximo.
“A Câmara da Trofa não tem capacidade de endividamento, pelo que vamos optar por uma parceria público privada para construir os Paços do Concelho”, referiu a autarca, acrescentando que ainda não está definido o modelo dessa parceria nem o custo previsível da obra.
Joana Lima salientou que foi escolhida “uma zona devoluta, bastante degradada, com casas a cair”, mas que se situa muito próximo do futuro interface rodo ferroviário.
A autarca disse que estão já a decorrer negociações com os “10 a 12 proprietários” das parcelas do terreno escolhido.
“A localização dos Paços do Concelho já há três ou quatro anos que vinha sendo discutida pelo anterior executivo [PSD], mas sem se tomar decisões. Cem dias depois de termos tomado posse, anunciámos hoje o local”, realçou Joana Lima.
A autarca sublinhou que a construção dos Paços do Concelho é “uma ânsia e uma vontade de todos os trofenses”, que se têm de deslocar actualmente a locais diferentes para aceder aos vários serviços camarários.
O concelho da Trofa foi criado há mais de 11 anos, em 19 de Novembro de 1998, mas ainda não dispõe de edifício próprio, estando as suas instalações dispersas por diversos locais, entre os quais uma vivenda, onde funciona a presidência, e dois centros comerciais.