
CONSTRUIR
Pestana Residences reforça aposta no Algarve com novo projecto residencial
Leca Portugal conclui transição para uso de biomassa
Ordem dos Engenheiros analisa “apagão” eléctrico que afectou Península Ibérica
Exponor recebe EMAF de 27 a 30 de Maio
Kronos Homes inicia comercialização das branded residences da Marriott no Salgados Resort
Apirac recorda importância da “literacia energética” para reduzir consumos
Nova Placa GYPCORK Protect
Carmo Wood reorganiza-se em duas áreas de negócio
King Street investe 400 milhões de euros na Room00
Que contributo nos trazem as nossas elites?
A Leca Portugal, empresa do Grupo Saint Gobain, concluiu com sucesso a transição para o uso de biomassa como fonte de energia na sua produção industrial. Uma mudança que se enquadra na estratégia global da Saint-Gobain, para eliminar a utilização de combustíveis fósseis até 2025 e alcançar a neutralidade carbónica a longo prazo.
Proveniente de fontes renováveis, a biomassa passa a substituir os combustíveis dos fornos de produção, preservando a qualidade dos produtos da Leca Portugal e assegurando uma redução expressiva das emissões de gases com efeito de estufa.
A transição para a biomassa resultou de um projecto piloto meticulosamente planeado, que permitiu testar e ajustar soluções antes da sua implementação em larga escala.
Durante o processo, a Leca Portugal superou desafios técnicos e logísticos, implementando adaptações nas infraestruturas e garantindo o fornecimento de biomassa, sem comprometer a eficiência operacional.
Para Cristina Freire, directora fabril da Leca Portugal, o “esforço” e “compromisso” da equipa foi “essencial para o sucesso desta mudança”. “Todos os colaboradores demonstraram um elevado compromisso com os objectivos ambientais da empresa e reconheceram a relevância desta transição para o futuro da indústria e para a nossa competitividade no mercado”, acrescentou.
Com esta mudança, a Leca Portugal prevê uma redução das emissões de CO2 de aproximadamente 17 mil toneladas, em 2025, comparativamente ao ano em que iniciou a transição (2022). Esta evolução não só contribui para um sector mais sustentável, como também posiciona a empresa na “vanguarda das exigências ambientais” do sector da construção, onde certificações como LEED e BREEAM têm assumido uma importância crescente.
Para alcançar este objectivo, a Leca Portugal definiu indicadores “claros” para avaliar o impacto da transição para biomassa, com destaque para a redução das emissões de CO2 e a optimização dos custos energéticos. Além disso, a empresa estuda novas fontes de biocombustível para garantir a sustentabilidade e eficiência do processo a longo prazo.