UC recorre a tecnologias imersivas para promover bem-estar nos ambientes de trabalho
O “WinWork: “Criação de Ambientes de Trabalho Saudáveis para a Promoção de Qualidade de Vida e Bem-estar nos Locais de Trabalho” é um projecto transfronteiriço, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha-Portugal. O projecto inclui intervenções piloto em seis organizações de Portugal e Espanha, em três sectores: indústria, serviços e saúde

CONSTRUIR
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Convenção APEMIP-IMOCIONATE tem nova data e local
Ordem dos Arquitectos marca presença na Tektónica 2025
Metropolitano de Lisboa colabora com projecto europeu Aerosoldf
Sunny Casais é agora First Properties e quer acelerar transformação do sector
PRIME investe 100M€ na construção de “ATÓLL”
Grupo Preceram promove Workshop e Demonstração Prática na Tektónica 2025
Brasileiros da CSN entram em Portugal com aquisição da Gramperfil
Autarquia de Santiago do Cacém vai investir 7,2M€ em habitações a custos controlados
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra projecto que utiliza tecnologias imersivas para promover ambientes de trabalho saudáveis e bem-estar laboral. O “WinWork: “Criação de Ambientes de Trabalho Saudáveis para a Promoção de Qualidade de Vida e Bem-estar nos Locais de Trabalho” é um projecto transfronteiriço, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha-Portugal.
O WinWork inclui intervenções piloto em seis organizações de Portugal e Espanha, que abrangem três sectores: indústria, serviços e saúde, com acções que envolvem a aplicação de metodologias participativas e sessões de capacitação para trabalhadores e gestores.
“Este projecto tem como objectivo melhorar a saúde e o bem-estar no ambiente laboral, recorrendo a intervenções multidisciplinares e tecnologias imersivas, como a realidade virtual, com enfoque na cocriação e participação activa das partes interessadas. A Universidade de Coimbra (UC) desempenha um papel central no projecto”, afirma Ana Luísa Pinto, professora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e líder do projecto na UC.
A equipa da UC, liderada por Ana Pinto, conta com a colaboração de Paulo Menezes e Helder Araújo, professores do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores/ investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica, Carla Carvalho e Lisete Mónico, professoras da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, e os investigadores José Pinto Gouveia, Bárbara Monteiro, Telma Alves e Nuno Moita.