
CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Entre Janeiro e Fevereiro de 2025, o mercado transaccional português viu a concretização de 67 operações, totalizando 315 milhões de euros. Destas, 32% revelaram seus valores, conforme aponta o mais recente relatório do TTR Data (ttrdata.com).
Estes números representam uma queda de 40% no número de transacções em comparação com o mesmo período de 2024, assim como uma diminuição de 85% no capital mobilizado. Em Fevereiro, foram registadas 24 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 70,77 milhões de euros.
Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo nos dois primeiros meses do ano, com 13 transacções, seguido pelo sector de Travel, Hospitality & Leisure com 10 operações.
Âmbito Cross-Border
No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e o Brasil, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 11 e quatro transacções, respectivamente.
Em sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Espanha e Estados Unidos como principal destino de investimento, com seis e duas transacções, respectivamente.
As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet caíram em 73% em comparação ao mesmo período de 2024.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
Até Fevereiro de 2025, foram contabilizadas seis transacções de Private Equity, representando uma queda de 25% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2024.
Em Venture Capital, foram realizadas 10 rodadas de investimentos e um total de 73 milhões de euros, representando uma diminuição de 67% no número de transacções.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 21 transacções com um valor de 69 milhões de euros, representando uma queda de 25% no número de operações.
A transacção destacada pelo TTR Data em Fevereiro de 2025, é o aporte de capital de 5,3 milhões de euros da Relive Portugal pela Bynd, Shilling Capital Partners e Indico Capital Partners. A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa do escritório Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.