ERA Portugal: Venda de novos empreendimentos cresce 40%
A ERA Portugal vendeu cerca de 1500 casas novas, +40% do que no ano passado, e superou os 13 milhões de facturação (+46,5%). Loures é o concelho com mais vendas de imóveis novos
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A ERA Portugal anuncia os resultados do departamento de Novos Empreendimentos em 2024, que registou um forte crescimento de +46,5% na facturação, superando os 13 milhões de euros em comissões recebidas, e um aumento de +40% no número de casas novas vendidas, com cerca de 1500 imóveis comercializados.
2024 foi o melhor registo até à data do Programa Obra Nova ERA, representando um crescimento de +27% face a 2022, que tinha sido o melhor ano do departamento responsável pela venda de novos empreendimentos, uma resposta à necessidade urgente de nova habitação em Portugal.
Os novos empreendimentos reforçaram a sua importância estratégica para a ERA, representando 15% da facturação habitacional, com um crescimento anual de +46,5%. Em 2024, a ERA vendeu cerca de 1500 casas novas, +40% do que o ano passado, o que representou uma facturação superior a 13 milhões de euros (+46,5%).
A maioria das vendas ocorreram durante o segundo semestre de 2024 impulsionadas pela descida das taxas de juro e pelas novas medidas lançadas pelo Governo, como a isenção de IMT e IS para jovens. Por outro lado, no primeiro semestre, com a manutenção das taxas de juro elevadas e a incerteza com o resultado das eleições legislativas, que geram sempre expectativa numa mudança de políticas para o sector, levaram muitos potenciais compradores a adiarem a decisão de compra.
Os portugueses compram cada vez mais casas novas. Em 2023, 80% das vendas totais de imóveis novos eram efectuadas a portugueses. Hoje, com 90,5% das vendas efectuadas a compradores portugueses, os novos empreendimentos continuam a atender à crescente procura local, reforçando a importância de projectos alinhados às preferências dos clientes nacionais, como comodidades modernas e soluções de sustentabilidade.
Depois dos portugueses, os brasileiros mantêm-se como a segunda nacionalidade mais relevante, seguindo-se os angolanos e os norte-americanos.
O TOP 10 completo de nacionalidades: Portugal (90,5%), Brasil, Angola. Estados Unidos, França, Países Baixos, Rússia, Reino Unido, Espanha e Alemanha.
O perfil do comprador divide-se em dois: 60% são investidores, na maioria portugueses; 40% são clientes finais, incluindo, famílias jovens portuguesas e nómadas digitais que procuram Portugal pela sua segurança, clima e qualidade de vida.
Loures é o concelho mais procurado
O concelho de Loures revelou-se a região com mais vendas registadas de imóveis novos, reflectindo a atractividade de projectos localizados em áreas com proximidade a Lisboa, boa acessibilidade e potencial de valorização imobiliária, superando assim a habitual supremacia da região Norte. No ano passado, Loures era somente o nono concelho com mais vendas.
O TOP10 de concelhos com mais vendas: Loures, Porto, Gondomar, Coimbra, Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia, Seixal, Lisboa, Ponta Delgada. A tipologia mais procurada é o T2. De seguida, destacam-se as tipologias T3 (31%) e T1 (19%).
Os projectos que incluem habitação com áreas exteriores, proximidade de espaços verdes, em zonas com potencial de valorização, e certificação energética elevada são os preferidos dos compradores. Outra característica que os compradores procuram cada vez mais é que o imóvel tenha a capacidade de carregar facilmente veículos eléctricos.
“Apesar dos desafios iniciais, com alguma incerteza no mercado durante o primeiro semestre, podemos afirmar com segurança que 2024 foi um ano muito positivo para a venda de imóveis novos. Estes resultados são reflexo do esforço conjunto das nossas equipas e da aposta contínua em projectos de elevada qualidade que vão ao encontro das necessidades do mercado. O crescimento estável é um bom indicador para os lançamentos que temos programados para este 2025. O foco para este ano que começou é reforçar a escolha criteriosa de projectos que comercializamos e capacitar as nossas agências e consultores para vendas cada vez mais eficientes”, reflectiu David Mourão-Ferreira, director do departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal.