Portugal e Espanha testam comboio a hidrogénio
O projecto FCH2Rail, o primeiro comboio movido a hidrogénio que foi testado na rede ferroviária espanhola e portuguesa, foi concluído com sucesso. O projecto, participado por um consórcio de empresas europeias, incluindo as Infraestruturas de Portugal, teve a duração de quatro anos e envolveu um investimento superior a 14 milhões de euros
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O sucesso do projeto confirma o empenho no desenvolvimento de uma tecnologia híbrida de pilhas de combustível e baterias, inovadora e isenta de emissões, que constitua uma alternativa competitiva aos comboios a gasóleo no actual processo de descarbonização.
O evento final do projeto FCH2Rail foi realizado juntamente com o congresso RailLive 2024, que decorreu em Saragoça. Durante o encontro a directora de Estratégia Global da Renfe, Paloma Baena, José Conrado e Iosu Ibarbia, CTOs da Adif e da CAF, e Emilio Nieto, director da CNH2, discutiram os resultados e as conclusões estratégicas do projecto FCH2RAIL. Seguiu-se uma visita guiada ao comboio a hidrogénio. Os visitantes puderam experimentar uma viagem a bordo do comboio do hidrogénio, numa viagem entre as instalações da CAF em Saragoça e a estação ferroviária de Villanueva de Gallego.
O projecto desenvolvido pelo consórcio constituído pela CAF, DLR, Toyota, Renfe, Adif, CNH2, IP e Stemmann-Technik, tinha a duração prevista de 4 anos e um orçamento de mais de 14 milhões de euros, dos quais cerca de 70% foram financiados por fundos europeus. Durante os últimos quatro anos, o projecto desenvolveu um comboio demonstrador bimodal com células de combustível de hidrogénio e testou-o nas redes ferroviárias espanhola e portuguesa.
A primeira fase do projeto, que teve início em 2021, consistiu no desenvolvimento da nova solução de produção de energia e na sua integração no sistema de tracção existente no veículo. Para tal, foi testado o Fuel Cell Hybrid PowerPack no exterior do veículo e foi validado e optimizado o funcionamento do sistema de gestão de energia. Uma vez concluído o comboio demonstrador, os testes estáticos começaram em 2022 na fábrica da CAF em Saragoça, onde a correcta instalação e integração do novo sistema foi testada através da verificação de todas as interfaces e do seu correcto funcionamento, bem como da realização dos testes de estanquidade ao hidrogénio e do primeiro reabastecimento de hidrogénio do comboio para alimentar as células de combustível.
Em meados de 2022 iniciaram-se os testes dinâmicos da unidade, inicialmente em linhas fechada, que serviram para optimizar o novo sistema e equipamento, para posteriormente iniciar estes testes em linhas externas.
Um dos marcos mais importantes do projecto foi a concessão da autorização para a realização de testes na rede nacional espanhola e a partida do veículo para o primeiro teste no percurso Saragoça-Canfranc, nos Pirenéus Aragoneses. Esta foi a primeira autorização da Adif para a exploração experimental de um comboio a hidrogénio na rede espanhola, tendo sido realizados todos os processos de análise de risco e de validação de segurança associados ao teste de novas tecnologias. A chegada do comboio à estação de Canfranc, nos Pirenéus Aragoneses, demonstrou a fiabilidade da tecnologia utilizada. O trajecto de Saragoça a Canfranc é particularmente exigente devido às suas rampas íngremes e elevadas altitudes, o que constitui um grande desafio para os novos sistemas de produção de energia a bordo.
Durante vários meses o comboio viajou em diferentes itinerários, principalmente em Aragão, Madrid e Galiza. Os cenários demonstrados incluíram o funcionamento em diferentes condições climatéricas e operacionais. No total, o protótipo percorreu mais de 10 000 km em modo hidrogénio. Durante a estadia do comboio na Galiza, foi alcançado outro marco importante do projecto, quando o comboio atravessou a fronteira e foi testado numa rota portuguesa. Isto permitiu uma caracterização mais abrangente da nova tecnologia para uma avaliação posterior da competitividade da nova solução de propulsão híbrida bi-modo com células de combustível de hidrogénio como uma alternativa sustentável à tracção diesel actualmente utilizada.