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A empresa eslovaca de tecnologia inovadora Mobility & Innovation Production (MIP) apresentou esta terça-feira, 19 de Novembro, o primeiro camião movido a hidrogénio, construído sobre a plataforma, F-MAX da Ford Trucks e que contou com o apoio exclusivo da marca.
Trata-se do mais inovador camião movido a hidrogénio que cumpre as mais rigorosas normas europeias. Este produto utiliza tecnologias que ainda não foram integradas em veículos disponíveis no mercado.
Em comunicado, a marca afirma que “todos os parâmetros foram exaustivamente testados e documentados”. Comparativamente aos camiões eléctricos, estes oferecem uma autonomia alargada para viagens de longa distância, proporcionando até 750 km de autonomia e o reabastecimento é um processo rápido e eficiente que suporta horários de funcionamento consistentes.
É, também, a alternativa mais próxima dos atuais camiões movidos a combustíveis fósseis, trazendo a adaptação do transporte com emissões zero diretamente para a vida quotidiana.
O novo camião moderno e de emissões zero, denominado M&I RH120R, possui motor eléctrico DANA TM4 Sumo HV 2500 6-P, oferecendo 540kW (734hp) com um binário até 2500Nm. O camião integra uma transmissão de quatro velocidades da Eaton, que foi desenvolvida diretamente para a aplicação de E-drive.
A célula de combustível Refire Prisma XII+ com uma potência de 117kW carrega baterias de tração de alto desempenho da Durapower com uma capacidade de 122kWh, que também podem ser carregadas através de um conetor CCS2. A bordo deste camião único encontram-se quatro tanques de hidrogénio de 12 kg fabricados pela Nproxx, permitindo que o camião percorra entre 600 e 750 quilómetros com um único abastecimento.
Durante a apresentação do veículo foi assinado um Memorando de Entendimento com a Metrans e a Waberer’s, como sendo os primeiros interessados no veículo apresentado. Ambas as empresas planeiam testar os veículos em operações reais diárias e estão a considerar a possibilidade de no futuro adicionar o veículo com emissões zero às suas frotas.
Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks refere que a visão da marca é “criar valor com as soluções de transporte mais eficientes”, pelo que “desenvolvemos continuamente o nosso portfólio de produtos a nível tecnológico através das nossas capacidades de I&D, competências no domínio da engenharia e investimentos na inovação. Avançamos com o objectivo de um futuro assente nas emissões zero, sendo que os nossos esforços de I&D continuam ‘a todo o vapor’ para o conseguir”.
Refira-se que a eslovaca MIP tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas de propulsão com emissão zero para diversos veículos, tendo sido responsável pela introdução do primeiro autocarro urbano a hidrogénio no mercado europeu em 2022, com um baixo consumo recorde de hidrogénio, confirmando a sua posição como “líder europeu” no desenvolvimento de autocarros urbanos com emissões zero e carroçarias compostas ultraleves.