Cushman & Wakefield assessora aquisição do Gandra North Green Logistics Park pelo fundo Aquila ACSEL
A consultora foi responsável por apoiar a aquisição do Gandra North Green Logistics Park, localizado na zona do Grande Porto, pelo fundo Aquila Capital Southern European Logistics (ACSEL)

CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
O activo industrial, totalmente arrendado por um operador logístico português, tem 16.570 m2 e pretende alcançar a certificação ESG Breeam “Very Good”, reflectindo a sua conformidade com os mais modernos padrões de sustentabilidade. Neste processo, a C&W actuou do lado do comprador, prestando serviços de consultoria comercial.
Esta transacção demonstra o interesse crescente dos principais investidores core internacionais no sector da logística em Portugal. Com as certificações ESG a desempenharem um papel cada vez mais proeminente nas transacções imobiliárias, esta aquisição reforça a importância dos activos sustentáveis e certificados na comunidade de investimento.
“Foi com grande satisfação que assessorámos a Aquila Capital nesta transacção, que enfatiza a força do sector logístico em Portugal, especialmente em áreas de grande procura como o Porto. O interesse de investidores internacionais, em particular os que estão focados no cumprimento dos mais elevados critérios de ESG, destaca a resiliência e o potencial deste mercado”, afirma Diogo Lopo, responsável pela área de investimento em Industrial e Logística na Cushman & Wakefield.
“O mercado logístico português oferece um forte potencial de investimento, com uma procura sustentada que reforça o nosso interesse estratégico na região. Através da ACSEL, planeamos acompanhar de perto este mercado dinâmico, onde gerimos actualmente mais de 140.000 m2 em três activos. Esta aquisição reforça o nosso compromisso de garantir activos de elevada qualidade que apoiem os objectivos de crescimento do nosso portefólio e estejam alinhados com a nossa estratégia de longo prazo”, reforça Hector Canal, responsável pela Gestão de Investimentos Imobiliários na Aquila Capital.
“Esta aquisição representa um marco significativo na expansão do portefólio da ACSEL, aumentando a nossa área total gerida para novos níveis. À medida que continuamos a concentrar-nos no crescimento estratégico, estamos empenhados em realizar aquisições que reforcem a nossa presença nos principais mercados-alvo e aumentem o valor da carteira a longo prazo para os nossos investidores”, acrescenta Fahmi Shawish, responsável pela Gestão de Portefólio na Aquila Capital,
Esta aquisição reflecte a crescente procura de imóveis de elevada qualidade para fins logísticos em Portugal, impulsionada pela procura de espaços modernos e sustentáveis. Ambas as partes decidiram não revelar os valores da transacção.