Cleanwatts e Associação Académica de Coimbra fecham contrato para nova Comunidade de Energia Renovável
O contrato pressupõe a instalação de uma potência de 1,9 MW no Estádio Cidade de Coimbra, gerando quatro vezes mais energia do que consome e evitando a emissão de 680 toneladas de CO₂ anuais, assim como de uma potência agregada de 400 kWp no Centro de Treinos Academia Briosa XXI e no Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Estádio Cidade de Coimbra vai passar a ter uma Comunidade de Energia. O acordo foi assinado esta terça-feira, a 29 de Outubro entre a Cleanwatts e a Associação Académica de Coimbra. Um projecto considerado um “remate certeiro” para a transição energética de Coimbra, enquanto promove a inclusão social e a sustentabilidade.
A instalação no Estádio Cidade de Coimbra terá uma potência de 1,9 MW, gerando quatro vezes mais energia do que consome e evitando a emissão de 680 toneladas de CO₂ anuais. Isto permitirá à Associação Académica de Coimbra reduzir a sua tarifa de electricidade em mais de 30% em comparação com a tarifa actual.
Esta Comunidade terá capacidade para incluir mais de 1700 membros e o seu raio de acção abrange quatro bairros de habitação social na cidade, oferecendo a possibilidade de adesão a 230 famílias residentes nestes bairros, que terão acesso a tarifas de electricidade reduzidas, mais baixas do que as de mercado, traduzindo-se numa poupança potencial acumulada superior a 300 mil euros, caso se mantenham como membros ao longo da duração do projeto.
Além das habitações, também há escolas, pavilhões desportivos e piscinas no mesmo raio de ação que poderão beneficiar da tarifa comunitária.
“Esta parceria é um exemplo do impacto positivo que a Cleanwatts cria nas comunidades onde opera. Estamos determinados em reduzir os custos energéticos e a pegada ambiental de forma a proporcionar vantagens económicas reais para as famílias e instituições locais,” afirma José Basílio Simões, board member e cofundador da Cleanwatts.
A Cleanwatts e a Associação Académica de Coimbra – OAF contrataram ainda outras duas infraestruturas desportivas importantes: o Centro de Treinos Academia Briosa XXI e o Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho, que terão uma potência agregada de 400 kWp e poderão receber mais de 330 membros. Estas instalações evitarão a emissão de 155 toneladas de CO₂ por ano e, à semelhança do estádio, irão gerar 400% mais energia do que consomem. Ao abrigo deste protocolo, a Academia de Treinos da Briosa conta já com a instalação de equipamentos que tornam o seu consumo mais sustentável, como uma caldeira de biomassa já em funcionamento.
Miguel Ribeiro, Presidente da Associação Académica de Coimbra – OAF, reforça que “esta parceria terá um impacto significativo na nossa comunidade, permitindo-nos ser agentes de mudança, não apenas no desporto, mas também no compromisso com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. A energia é um bem essencial, é gratificante ver que os espaços da Associação Académica de Coimbra – OAF vão contribuir para a sua democratização e acessibilidade na cidade”.