CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Ao reconhecer a importância da qualificação contínua dos seus profissionais, a Mota-Engil, uma das principais empresas do sector da Construção em Portugal, tem apostado no desenvolvimento das competências dos seus trabalhadores, através de formações promovidas pelo Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN).
Desta forma, ao longo dos últimos meses, o centro tem organizado diversas acções de formação, tanto online como presenciais, destinadas a dotar os trabalhadores da Mota-Engil de novas capacidades técnicas, em áreas de formação que incluem língua inglesa, gestão de projectos e ferramentas de cálculo avançada
“Estas formações foram desenhadas para acompanhar a evolução tecnológica e as necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. A aposta na qualificação dos trabalhadores, como a Mota-Engil tem feito, é fundamental para garantir a eficiência, a segurança e a sustentabilidade nas operações de qualquer empresa. O CICCOPN reforça assim o seu compromisso em preparar os trabalhadores para os desafios atuais, assegurando que empresas como a Mota-Engil mantêm a sua posição de liderança, através do desenvolvimento contínuo das suas equipas”, refere o centro.
Localizado no concelho da Maia, o CICCOPN ocupa uma área de 85 800 m², dispondo de infraestruturas modernas, como oficinas para prática simulada, biblioteca, espaço desportivo, refeitório, alojamento para formandos de outras regiões, além de um Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção (LGMC). O CICCOPN tem vindo a potenciar a sua capacidade instalada, permitindo uma organização flexível, disponibilizando equipamentos adequados às diferentes necessidades da formação e respeitando os princípios básicos de acessibilidade, condições de segurança e higiene gerais e específicas a cada tipologia de intervenção e respectiva saída profissional.
Com uma abordagem pedagógica inovadora, o Centro foca-se no desenvolvimento de competências essenciais nos seus formandos. Possui espaços de aprendizagem modular e transdisciplinar, inspirados no projecto “Future Classroom Lab”, da European Schoolnet, o qual prevê o desenvolvimento de contextos de aprendizagem apoiados em seis cenários bem definidos: investigação, desenvolvimento, colaboração, apresentação, criação e interacção. Pretende-se, desta forma, motivar os formandos para as competências definidas para o século XXI, nomeadamente o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração.
O CICCOPN inaugurou, em Fevereiro de 2024, um polo na localidade de Telões, em Amarante, no Tâmega Park, em instalações que resultam de uma parceria de proximidade com o IEFP., em articulação com o Centro de Emprego do Tâmega e Sousa. Nestas instalações, já se iniciaram diversas acções de formação, especificamente viradas para formandos da região.
No âmbito da sua actividade, o CICCOPN oferece uma vasta gama de percursos formativos, incluindo cursos de educação e formação para jovens, cursos de especialização tecnológica e formação modular certificada. para adultos que procuram requalificação, o centro disponibiliza cursos de educação e formação de adultos e faz ainda parte da rede de centros qualifica. além disso, disponibiliza formações especializadas em áreas como o gás e desenvolve soluções formativas à medida para empresas