‘Arquitectas da nossa Casa’ em Coimbra a partir de dia 26
Exposição e ciclo de conversas dá visibilidade ao papel das arquitectas portuguesas, a ter lugar na Casa das Caldeiras, sede da OA-SRC. A iniciativa conta com o apoio da associação Mulheres na Arquitectura e do International Archive of Women in Architecture (IAWA), sediado na Universidade da Virginia Tech nos Estados Unidos

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
‘Arquitectas da nossa Casa’ é o título do evento organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (OA-SRC), a realizar no dia 26 de Outubro, em Coimbra.
Com o objectivo dar “visibilidade” ao exercício arquitectónico contemporâneo realizado por arquitectas, ‘Arquitectas da nossa Casa’ pretende proporcionar um espaço de “reflexão e debate”, mas, também, de “reconhecimento e celebração” dos diversos percursos destas profissionais.
Esta iniciativa irá dividir-se em dois momentos: um ciclo de conversas e a inauguração de uma exposição na Casa das Caldeiras, sede da OA-SRC, que ficará patente até ao início de 2025.
Cátia Ramos, Cláudia Santos Silva, Liliana Moniz, Mariana Martins, Rita Coutinho e Sofia Araújo, membros do comité organizador do evento, pretendem “contribuir para uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido pelas colegas membros da OA”.
“Importa evidenciar que, no quadro da OA, as arquitectas representam aproximadamente 13 mil membros, com cerca de 10 mil em exercício”, acrescenta a equipa.
Nesse dia, realizar-se-á um ciclo de conversas em torno dos seguintes temas: Arquitectura para a comunidade: metodologias e respostas e Arquitectas e exercícios da profissão: Desafios e oportunidades.
Entre as convidadas, destacam-se as arquitectas Paula del Rio, do atelier Blanco del Rio Arquitectos, prémio finalista emergente Mies Van Der Rohe 2024; Luísa Bebiano, Prémio FORMA 2022; Maria Neto, Prémio Távora 2015-2016; e Joana Ferreira pelo atelier Masslab.
Sendo o primeiro evento do género realizado pela Ordem dos Arquitectos, conta, entre outros, com a referida participação e apoio institucional da associação Mulheres na Arquitectura, fundada em 2017, cuja actividade visa a reflexão e a acção no âmbito da equidade de género nas várias práticas implicadas no fazer arquitectura, cidade e território. Entre as suas fundadoras estarão presentes Joana Lages, Patrícia Pedrosa e Lia Antunes, arquitectas e investigadoras.
Também o International Archive of Women in Architecture (IAWA), sediado na Universidade da Virginia Tech nos Estados Unidos, e que desde 1985, que este arquivo procura documentar a história das contribuições femininas para o ambiente construído, se associou a esta iniciativa, através do apoio institucional. A sua diretora, Paola Zellner Bassett, participará nas mesas-redondas.