
CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Cleanwatts, empresa climate tech, e a Critical Software, empresa de software e sistemas de informação, assinaram um Memorando de Entendimento que marca o início de uma nova Comunidade de Energia Virtual (VREC, sigla em inglês). Esta parceria inovadora e pioneira em Portugal visa oferecer aos colaboradores da tecnológica portuguesa acesso a energia renovável local partilhada através das Comunidades de Energia que a Cleanwatts desenvolve e opera.
Gonçalo Quadros, chairman da Critical Software, explica que “a VREC Critical é a sinergia perfeita entre o compromisso da empresa para com a sustentabilidade e a sensibilização dos colaboradores para a transição energética enquanto usufruem de melhores benefícios. A par desta comunidade pioneira, a Cleanwatts está a promover junto das nossas pessoas acções de sensibilização e promoção de literacia energética de forma a esclarecer dúvidas e a dar a conhecer os impactos positivos, tanto a nível individual como no colectivo.”
Através da adesão a esta VREC, os colaboradores da Critical Software vão poder poupar, em média, 20 por cento na factura de electricidade, poupança calculada em comparação com as tarifas de mercado. A comunidade vai abranger, de forma integrada, as instalações da Critical Software e as casas dos seus colaboradores que integrem as Comunidades da Cleanwatts mais próximas.
A Cleanwatts prevê que, entre 2024 e 2025, mais de 40 por cento dos colaboradores da Critical Software em Portugal poderão aderir a esta comunidade virtual, podendo 45% do seu consumo ser proveniente de centrais solares das Comunidades Cleanwatts espalhadas pelo país e assim evitar a emissão de 200 toneladas de CO2eq. Estes resultados serão monitorizados e reportados periodicamente, para assegurar a transparência e compromisso contínuo. Esta agregação é possível através das plataformas de gestão da Cleanwatts, que oferecem uma visão global do número de membros, consumo de energia e emissões de CO2 evitadas por toda a Comunidade da Critical Software. Esta Comunidade Virtual agrega também a Comunidade de Energia de Taveiro, que irá iniciar a sua operação em Outubro, e que inclui os activos energéticos da Critical Software e permite à empresa a partilha de energia entre as suas várias instalações.
Por sua vez, Luísa Matos, CEO da Cleanwatts, reconhece que “a iniciativa traz benefícios sustentáveis impactantes para os colaboradores da Critical Software, mas também para o ambiente e economia. Acreditamos que mais empresas poderão seguir este exemplo, sendo uma excelente oportunidade para disponibilizar mais vantagens aos seus colaboradores, mesmo quando estes trabalham remotamente, bem como uma ferramenta adicional para ir ao encontro dos objectivos de sustentabilidade das empresas, sobretudo tendo em conta a entrada em vigor da Directiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativo, que esperamos que gere maior preocupação empresarial face às questões ambientais, sociais e de governança”, afiança.