Venture X escolhe Lisboa para entrada em Portugal
Portugal é a mais recente paragem da empresa norte-americana Venture X. Lisboa recebe o primeiro espaço de coworking da marca que estuda novas aberturas no Porto, Braga ou Aveiro
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A norte americana Venture X, que detém e gere espaços de coworking, inaugura presença em Portugal com abertura do seu primeiro escritório em Lisboa, num investimento de cerca de 1 milhão de euros. O espaço, na Avenida da Liberdade, traz ao coração da capital uma “concepção mais premium de coworking, num conceito já testado nos mais de 130 escritórios da empresa, oferecendo soluções modernas e flexíveis para empresários, freelancers e start-ups que procuram um espaço dinâmico para impulsionar os seus projectos.
“O mercado português encontra-se numa fase de transição, passando das tradicionais exigências de escritórios convencionais para a crescente procura por espaços flexíveis e de coworking. As empresas, actualmente, buscam soluções de trabalho que estejam não apenas prontas e equipadas com tecnologia de ponta, mas também que ofereçam uma equipa de profissionais dedicados a acolher e apoiar os seus clientes de forma eficiente. Esta mudança reflecte a adaptação às novas dinâmicas de trabalho, onde a flexibilidade e a agilidade são essenciais para o sucesso empresarial”, explica Jiyaad Abdula, CEO da Venture X Portugal.
O Global Coworking Growth Study estima que em 2024 cinco milhões de pessoas vão já trabalhar em espaços de coworking, num crescimento de 158% face a 2020. A nível global este mercado valia 7,97 mil milhões de dólares em 2020, este ano deverá passar a valer 8,14 mil milhões e em 2025 terá avançado para os 13 mil milhões de dólares. A região da Ásia-Pacifico lidera em número de espaços, mas a Europa vem logo a seguir com quase 5900.
Perante estes números, o objectivo principal da Venture X Portugal é consolidar a sua presença em Lisboa, com uma ocupação de mais de 70% até ao final do ano e, posteriormente, expandir a actividade para cidades como Porto, Braga ou Aveiro.
A evolução reflecte uma procura cada vez mais diversificada destes espaços, que já não são apenas uma resposta às necessidades de startups, freelancers e os nómadas digitais, mas também de grandes empresas que procuram imediatas e mais eficazes soluções na expansão para um novo mercado.