Arranca a construção dos Edifícios 2 e 3 das novas residências da Cidade Universitária de Lisboa
A construção dos Edifícios 2 e 3 das novas Residências da Cidade Universitária de Lisboa arrancou oficialmente. A obra adjudicada à Gabriel Couto representa um investimento de 38 milhões de euros

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A empreitada de construção dos Edifícios 2 e 3 das novas Residências da Cidade Universitária de Lisboa arrancou oficialmente. A construção deste novo empreendimento imobiliário promovido pela Universidade de Lisboa foi adjudicada à Gabriel Couto, como demos aqui conta, representa um investimento de 38 milhões de euros e tem um prazo de execução de, aproximadamente, dois anos.
De registar que este empreendimento promovido pela Universidade de Lisboa é um dos maiores projectos de construção de alojamento para estudantes das últimas décadas previstos para o país, e quando estiver concluído na sua globalidade, acrescentará mais de 900 camas à oferta nesta área, constituindo a maior residência universitária do país.
Os três edifícios das novas Residências da Cidade Universitária de Lisboa estão localizados entre a Biblioteca Nacional e as várias faculdades da UL e ISCTE, e encontram-se inseridos num terreno com mais de três hectares de área, estando também previsto a construção de um parque de estacionamento no subsolo com capacidade para 500 automóveis, assim como diversas áreas comerciais e uma extensa praça rectangular na sua superfície, com zonas de lazer, descanso e convívio.
O projecto de arquitectura tem a assinatura do atelier “Saraiva + Associados”. O projecto assenta na criação de um conceito de ‘Campus Universitário’ que visa aumentar a oferta de alojamento ao mesmo tempo incrementa a relação entre os alunos e as diversas faculdades localizadas na envolvente, dando vida a uma zona da cidade de Lisboa que fica vazia à noite.
Para Daniel Costa, director comercial da Gabriel Couto, “a adjudicação deste projecto é um motivo de orgulho e sinal inequívoco da confiança na competência técnica apresentada pela Gabriel Couto, sendo um privilégio ter a responsabilidade da construção de grandes projectos residenciais e imobiliários que fazem a diferença no “mercado” público e privado”.