Nuno Costa, CEO do Grupo Quadrante e Enric Font, CEO da Meta Engineering
Quadrante adquire espanhola Meta Engineering
A portuguesa Quadrante anuncia a expansão das suas operações com aquisição estratégica da espanhola Meta Engineering. O novo grupo, resultante desta aquisição, pretende tornar-se uma referência mundial, com presença significativa na Europa, Estados Unidos, África e América Latina, prevê atingir um volume de negócios em 2024 de cerca de 100 milhões de euros com cerca de 1.100 colaboradores
CONSTRUIR
A Quadrante, empresa multidisciplinar portuguesa de consultoria e design multidisciplinar em engenharia, arquitectura, digital, ambiente e sustentabilidade, anuncia a integração estratégica da Meta Engineering, grupo espanhol líder em serviços de consultoria e engenharia, mobilidade sustentável e produção de energia renovável. Esta aquisição constitui um marco no sector, combinando e complementando as capacidades de ambas as empresas para formar um dos grupos de engenharia mais importantes da Península Ibérica.
A união das duas empresas, que também inclui a empresa de energias renováveis Izharia, integrada na Meta Engineering a partir de 2022, reflecte a vontade conjunta de ambas as empresas de expandir a sua presença internacional e consolidar a sua capacidade técnica para assumir grandes projectos na Europa, Estados Unidos, África e América Latina. Com esta integração, o novo grupo atingirá em 2024 um volume de negócios acima dos 100 milhões de euros e um número de colaboradores de cerca de 1.100, nos seus principais escritórios localizados em Lisboa, Porto, Barcelona, São Paulo e Cidade do México.
O novo grupo será liderado por Nuno Costa, actual CEO da Quadrante, que ficará à frente de uma equipa de gestão formada por executivos de ambas as empresas. Enric Font, o actual CEO da Meta Engineering, irá integrar-se como accionista no novo grupo e continuará a desempenhar uma função executiva na Meta. Esta estrutura assegura uma governação sólida, integrando a experiência e a visão dos executivos de ambos os grupos.
“A união de forças entre a Quadrante e a Meta traduz-se num enorme reforço mútuo de competências e uma complementaridade geográfica que nos posiciona como um dos principais players ibéricos do sector. Num momento de transformação económica global, esta união reforça a nossa estratégia de expansão internacional e nosso compromisso com a sustentabilidade nos vários sectores e mercados em que actuamos”, declara Nuno Costa, CEO do Grupo Quadrante.
A união entre a Quadrante e a Meta não só duplicará a dimensão actual do grupo, como também reforçará as suas competências técnicas e geográficas. O grupo disponibilizará aos seus clientes uma gama ainda mais alargada de serviços de alta qualidade, privilegiando a proximidade e a flexibilidade e uma capacidade acrescida para assumir projectos de grande complexidade e escala.
Além disso, esta integração abre novas oportunidades para os colaboradores de ambas as empresas, oferecendo um crescimento profissional mais ágil, a possibilidade de desenvolver carreiras internacionais e a participação no desenvolvimento de infraestruturas que contribuirão para tornar o mundo mais sustentável.
A conclusão final da transacção, que foi assessorada pela Deloitte e pela Bird&Bird, em nome dos compradores Henko Partners e Quadrante, e pela JB Capital Markets, KPMG e Cuatrecasas, em nome dos accionistas vendedores da Meta Engineering, deverá ocorrer em Outubro, assim que cumpridas as condições necessárias e correntes neste tipo de operações
“A aliança estratégica entre a Meta Engineering e a Quadrante aumenta consideravelmente a nossa presença internacional, elevando para 23, o número de países em que estaremos presentes, o que contribuirá, sem dúvida, para nos posicionarmos em mais mercados como uma referência na mobilidade e energia sustentáveis. Juntos, não só reforçaremos a presença em mercados-chave, como também ganharemos dimensão e capacidade técnica e operacional, o que nos permitirá participar em projectos de maior dimensão e realizar novas aquisições”, acrescenta Enric Font, CEO da Meta Engineering.
Com a transição energética, a mobilidade positiva e as cidades sustentáveis na vanguarda, o novo grupo tem um papel crucial a desempenhar no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento das Nações Unidas, que exigem uma profunda transformação das infraestruturas actuais.