Homeing de regresso ao Pavilhão Carlos Lopes de 19 a 21 de Setembro
“Do comércio à habitação” será um dos principais debates da 9ª edição da Homeing, coordenado pelo MESA Atelier, que pretende debater o desenvolvimento criativo de soluções que permitam reconstruir espaços de comércio encerrados, edifícios e vazios urbanos degradados

CONSTRUIR
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
Politécnico da Guarda lança concurso para residência por 3M€
A 9ª edição da Homeing, evento de design de interiores, está prestes a abrir as suas portas para anunciar as principais novidades do sector. Entre os próximos dias 19 a 21 de Setembro, o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, será palco de debates e exposições sobre temas que estão a impactar o sector e a sociedade.
Face à falta de habitação permanente e ao encerramento ao público de dezenas de espaços comerciais no centro das grandes cidades, a conferência “Do comércio à habitação” pretende debater soluções criativas, desenvolvidas por equipas de projecto, em conjunto com os seus clientes, para reconstruir espaços comerciais desactivados e revitalizar edifícios urbanos degradados, com o objectivo de atrair novos grupos populacionais interessados em morar e/ou desenvolver o seu próprio negócio.
“A reconversão de espaços comerciais vazios e/ou desocupados em habitação permanente não pretende solucionar na totalidade o problema da falta de habitação em Portugal, mas contribui para atenuá-lo através de soluções de habitação diferenciadas. O que em paralelo se reflecte numa possibilidade confirmar o papel dos/as arquitetos/as na procura de soluções qualificadas e criativas para mitigar as questões sociais que tocam hoje a maioria das nossas cidades”, refere Ana Isabel Santos, arquitecta e fundadora do MESA Atelier.
Ainda, e nesta edição da Homeing, estarão expostos os trabalhos dos vencedores do concurso “Taylor Design Award” que destaca o talento de jovens designers da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), que foram desafiados a criarem ilustrações transformadas em carpetes, promovendo a inovação e o início de suas carreiras profissionais. Com o tema “A Origem das Espécies”, este concurso é uma das iniciativas de responsabilidade social da Santos Monteiro que, juntamente com a ESAD.CR procuram apoiar e incentivar a comunidade criativa local. O primeiro lugar foi atribuído a Cecilia Schmidt, com a carpete “Koral”, que capturou a essência do tema com uma interpretação visualmente impactante. As menções honrosas foram concedidas a Magdalena Liebert, com “Evolution Puzzle”, e a Mafalda Garcia, com “Dágua”, ambas destacando-se pela sua abordagem estética e conceptual ao tema.
A Homeing, organizada pela Exponor, celebra as áreas de design e arquitectura de interiores, oferecendo soluções que impactam projetos tanto no setor residencial como no contract, garantindo uma experiência de networking a todos os visitantes.