Homeing de regresso ao Pavilhão Carlos Lopes de 19 a 21 de Setembro
“Do comércio à habitação” será um dos principais debates da 9ª edição da Homeing, coordenado pelo MESA Atelier, que pretende debater o desenvolvimento criativo de soluções que permitam reconstruir espaços de comércio encerrados, edifícios e vazios urbanos degradados
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A 9ª edição da Homeing, evento de design de interiores, está prestes a abrir as suas portas para anunciar as principais novidades do sector. Entre os próximos dias 19 a 21 de Setembro, o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, será palco de debates e exposições sobre temas que estão a impactar o sector e a sociedade.
Face à falta de habitação permanente e ao encerramento ao público de dezenas de espaços comerciais no centro das grandes cidades, a conferência “Do comércio à habitação” pretende debater soluções criativas, desenvolvidas por equipas de projecto, em conjunto com os seus clientes, para reconstruir espaços comerciais desactivados e revitalizar edifícios urbanos degradados, com o objectivo de atrair novos grupos populacionais interessados em morar e/ou desenvolver o seu próprio negócio.
“A reconversão de espaços comerciais vazios e/ou desocupados em habitação permanente não pretende solucionar na totalidade o problema da falta de habitação em Portugal, mas contribui para atenuá-lo através de soluções de habitação diferenciadas. O que em paralelo se reflecte numa possibilidade confirmar o papel dos/as arquitetos/as na procura de soluções qualificadas e criativas para mitigar as questões sociais que tocam hoje a maioria das nossas cidades”, refere Ana Isabel Santos, arquitecta e fundadora do MESA Atelier.
Ainda, e nesta edição da Homeing, estarão expostos os trabalhos dos vencedores do concurso “Taylor Design Award” que destaca o talento de jovens designers da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), que foram desafiados a criarem ilustrações transformadas em carpetes, promovendo a inovação e o início de suas carreiras profissionais. Com o tema “A Origem das Espécies”, este concurso é uma das iniciativas de responsabilidade social da Santos Monteiro que, juntamente com a ESAD.CR procuram apoiar e incentivar a comunidade criativa local. O primeiro lugar foi atribuído a Cecilia Schmidt, com a carpete “Koral”, que capturou a essência do tema com uma interpretação visualmente impactante. As menções honrosas foram concedidas a Magdalena Liebert, com “Evolution Puzzle”, e a Mafalda Garcia, com “Dágua”, ambas destacando-se pela sua abordagem estética e conceptual ao tema.
A Homeing, organizada pela Exponor, celebra as áreas de design e arquitectura de interiores, oferecendo soluções que impactam projetos tanto no setor residencial como no contract, garantindo uma experiência de networking a todos os visitantes.