Empreendimento turístico Herdade Monte da Ribeira entre os 10 maiores do Algarve
O primeiro Núcleo de Desenvolvimento Turístico de São Brás de Alportel vai ser implementado numa herdade com 200 hectares, localizado no sopé da Serra do Caldeirão e nas encostas da Ribeira do Alportel, apenas a quatro quilómetros da vila de São Brás de Alportel. Destes, 50 hectares serão ocupados pelo empreendimento turístico da Herdade do Monte da Ribeira – Pêro de Amigos, que representa um investimento estimado de 50M€

CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel celebrou a semana passada a maior “emissão do maior título de loteamento alguma vez emitido no concelho”, revela a autarquia. O primeiro Núcleo de Desenvolvimento Turístico de São Brás de Alportel vai ser implementado numa herdade com 200 hectares, localizado no sopé da Serra do Caldeirão e nas encostas da Ribeira do Alportel, apenas a quatro quilómetros da vila de São Brás de Alportel. Destes, 50 hectares serão ocupados pelo empreendimento turístico da Herdade do Monte da Ribeira – Pêro de Amigos, que representa um investimento estimado de 50 milhões de euros. com capacidade diária para 909 pessoas, e um investimento estimado de 50 milhões de euros.
O empreendimento terá uma área de construção nova de 31.500 metros quadrados que vão permitir a capacidade diária de acolhimento de 909 pessoas, colocando-se entre os 10 maiores deste género na Região do Algarve.
Com foco inicial na criação de infraestruturas e melhoria nos acessos locais, este é um investimento da responsabilidade da empresa “Pero de Amigos”. O complexo vai contemplar a construção de um hotel, de um apart-hotel, de moradias, de zonas verdes e de agricultura e zonas comuns. “Uma aposta no turismo sustentável e promoção da economia, fundamentais para a dinamização da Serra são-brasense”, considera o município.
De acordo com a autarquia este é “um projecto estruturante para o desenvolvimento económico e turístico de São Brás de Alportel, em particular da zona serrana, e cuja concepção pugna por uma preocupação ambiental tanto ao nível das técnicas e materiais de construção, de medidas de eficiência hídrica, energética e de gestão de resíduos, revitalização e recuperação de habitats e promoção do património natural”.
O Plano de Urbanização do projecto foi feito em 2008, tendo obtido a declaração de Interesse Público Municipal em 2020. Os processos de estudo de impacte ambiental e outras análises que demonstraram o impacto altamente positivo deste investimento que é considerado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve como um projecto estruturante para a região e um alicerce da política de coesão territorial.
Tendo em conta todo o processo, a proposta e a avaliação técnica realizada, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, explica que o aval e o apoio do Município a este investimento são inequívocos uma vez que vai ao encontro do esforço que o Município tem vindo a fazer para atrair novos investimentos para o concelho, que dignificam e valorizam a paisagem.