
CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O Grupo Greenvolt chegou a acordo com a Glennmont Partners para a venda de um portfolio de projetos solares fotovoltaicos distribuídos pelas várias regiões de Itália por um valor de cerca de 18,7 milhões de euros. Serão alienados, por fases, um total de 19 projectos em Ready to Build (RtB) que, no global, terão capacidade de gerar 153 MWp de energia limpa a partir da irradiação solar.
A alienação destes activos insere-se na estratégia adoptada pelo Grupo Greenvolt de desenvolver projectos solares que são, posteriormente, vendidos. Do pipeline, que alcançava os 8,6 GW no final do primeiro trimestre, prevê-se que entre 70% e 80% dos projectos seja alienada. O objectivo para este ano é o de alienar mais de 500 MW.
“No Grupo Greenvolt, somos especialistas na promoção de projectos até ao início da sua construção, onde a nossa vantagem comparativamente a outros players no mercado das energias renováveis é maior”, refere João Manso Neto. “Essa vantagem comprova-se com o interesse que sentimos por estes activos em desenvolvimento em Itália e que nos levaram a fechar este acordo com a Glennmont Partners”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt.
Francesco Cacciabue, global head of Cleen Energy na Nuveen Infrastructure, afirma que “os investidores do Verdian IPP beneficiarão da aquisição de activos com prazos de construção curtos em Itália, fortalecendo o portfólio do IPP. Numa visão mais abrangente, a compra destes projectos reforça nosso portfólio de energia renovável, que actualmente excede 7,6 GW distribuídos pela Europa, EUA e Ásia”.
Além do desenvolvimento de projectos de Utility Scale, tanto eólicos como solares e de soluções de baterias, em 16 países, o Grupo Greenvolt actua no segmento da Geração Distribuída, onde prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, estando já em 11 geografias, mas também gera energia limpa através de Biomassa residual em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a Central de Kent.