Empreitada do Centro Escolar Barbosa du Bocage consignada à ACA
A empreitada, com um prazo de execução de 330 dias e com um valor superior a cinco milhões (incluindo IVA), inclui a construção de uma nova escola básica de 1.º ciclo com jardim de infância e pavilhão polivalente, bem como a alteração da portaria da actual EB Barbosa du Bocage, de 2.º e 3.º ciclos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) consignou a empreitada do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, localizado no Bairro do Liceu, o que permite iniciar a construção de espaços de jardim de infância e 1.º ciclo junto de instalações actuais de 2.º e 3.º ciclos.
Após a necessária emissão de visto por parte do Tribunal de Contas, a empreitada, com um prazo de execução de 330 dias, foi consignada à empresa Alberto Couto Alves, por um valor superior a cinco milhões (incluindo IVA).
A empreitada, que deverá iniciar em breve, inclui a construção de uma nova escola básica de 1.º ciclo com jardim de infância e pavilhão polivalente, bem como a alteração da portaria da actual EB Barbosa du Bocage, de 2.º e 3.º ciclos.
O novo imóvel ficará enquadrado com os demais edifícios escolares existentes, localizado na zona onde actualmente existem os três campos de jogos de pequenas dimensões e um campo polivalente da EB Barbosa du Bocage.
O novo edifício terá oito salas de aula para o 1.º ciclo com acesso a compartimento de arrumos e a sala de expressão plástica com bancada e lavatório e três salas de atividades para ensino pré‐escolar, cada uma com instalação sanitária, zona de arrumos, zona de cabides e acesso direto ao logradouro.
Haverá ainda duas salas de prolongamento para o ensino pré‐escolar e para o 1.º ciclo/biblioteca e um Centro de Apoio à Aprendizagem – antiga Unidade de Ensino Estruturado – para alunos com necessidades educativas especiais, incluindo instalação sanitária adaptada a pessoas de mobilidade condicionada.
O edifício terá áreas complementares e de apoio ao funcionamento da escola, como um refeitório para 200 alunos do 1.º ciclo e 75 do jardim de infância, para funcionar em turnos, núcleo da cozinha com confeção própria, núcleos de instalações sanitárias por cada piso, instalações sanitárias acessíveis, salas de informática, de professores e de pessoal não docente, duas salas de apoio, salas de arrumos e áreas técnicas.
O pavilhão polivalente, destinado a servir preferencialmente a nova escola básica de 1.º ciclo e colmatar necessidades pontuais da actual EB Barbosa du Bocage, inclui, por seu turno, uma sala polivalente/ginásio, duas instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, zona de cabides, arrumos e área técnica.
Está prevista a criação de duas novas portarias de acesso ao Centro Escolar Barbosa du Bocage, ambas com uma instalação sanitária e zonas exteriores cobertas – uma portaria destinada ao controlo de acessos à área de 2.º e 3.º ciclos, dotada de torniquetes acessíveis a pessoas de mobilidade reduzida, e outra destinada à área de 1.º ciclo com jardim de infância.
O investimento conta com o apoio de fundos do “PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, Comunidades em Ação, candidatura OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial Através das Margens”.