Açores: Curadoria da ‘Exposição Itinerante: Concursos de Arquitectura’ entregue a Alban Wagener
A mostra pretende levar às nove ilhas do Arquipélago dos Açores, o conjunto de trabalhos premiados e distinguidos no âmbito dos concursos de arquitectura a que a SRAZO prestou assessoria técnica e jurídica

CONSTRUIR
Lisboa entre os principais destinos mundiais para o investimento imobiliário de luxo
Novo Parque Eólico de Aranhas irá fornecer energia para 24 mil habitações
Savills e CBRE comercializam edifício Malhoa 12 em Lisboa
João Freitas Fernandes assume liderança da Villas MAP Group
Investimento em nova promoção residencial acelera 26% em 2024
Mafra lança concurso de 7,5M€ para reabilitar habitações municipais
Warpcom com volume de negócios de 52,9M€
Município de Tavira avança para construção de Centro de Saúde
Grupo Greenvolt garante tarifa de longo prazo para projecto agrovoltaico em França
Alberto Couto Alves assegura construção de novo Hotel Radisson em Gaia
O arquitecto Alban Wagener foi o escolhido para a curadoria daquela que é a primeira edição da ‘Exposição Itinerante: Concursos de Arquitetura’, promovida pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos (SRAZO). A mostra pretende levar às nove ilhas do Arquipélago dos Açores, o conjunto de trabalhos premiados e distinguidos no âmbito dos concursos de arquitectura a que a SRAZO prestou assessoria técnica e jurídica.
A proposta curatorial tem a sua raiz no conceito de arquipélago, assumindo diferentes ilhas (núcleos expositivos) que correspondem a cada um dos concursos e que, a partir daqui “procurou desenvolver uma narrativa curatorial articulada ao projecto de design expositivo e editorial” no sentido de comunicar os projectos seleccionados, refere Alban Wagener.
“Partindo de um sistema modular, a solução apresentada adapta-se com facilidade a diferentes contextos e poderá ser reutilizada noutras exposições”, reforça. Ainda de acordo com o autor, “a utilização da cor azul na exposição e catálogo, sugere uma relação com o mar, enfatizando-se de forma simbólica a importância deste elemento no arquipélago, servindo também de elemento agregador de todos os projectos”.
A segunda classificação foi atribuída a João Valério. Segundo o autor, a proposta é caracterizada por “um conjunto de planos e linhas” que ocupam o vazio, reconfigurando a estrutura espacial do local da exposição. A flexibilidade da solução permite a sua montagem em salas de diferentes formatos e dimensões, adaptando a sequencia expositiva em função dos acessos e circulações existentes. Visualmente, a exposição é um estaleiro – os concursos, início de processos, são evocados na simplicidade e crueza dos materiais”, afirma.
Recorde-se que a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos (SRAZO) promoveu este processo para a selecção da melhor proposta conjunta para o trabalho de curadoria da exposição, a concepção do suporte expositivo e a elaboração do catálogo da exposição, que tem como objectivos, por um lado, promover e incrementar boas práticas na aquisição de serviços de arquitectura na região, através da implementação de mecanismos que promovam qualidade e sustentabilidade, e, por outro lado, sensibilizar os decisores políticos e a população, no geral, para as vantagens que estes procedimentos concursais representam para a valorização do território e do património edificado e para a qualidade de vida, bem-estar e saúde dos cidadãos.