Cleanwatts lança app para facilitar acesso à Comunidade de Energia
Kiome Energy Communities surge em resposta ao aumento do ritmo de licenciamento de Comunidades de Energia Renovável a nível nacional, fornecendo aos utilizadores uma plataforma intuitiva para se envolverem em soluções de energia sustentável
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Cleanwatts lança aplicação móvel, concebida para facilitar a adesão dos utilizadores à Comunidade de Energia que se encontra mais próxima. A Kiome Energy Communities visa promover a cidadania energética, fornecendo aos utilizadores uma plataforma intuitiva para se envolverem em soluções de energia sustentável.
“Queremos democratizar o acesso à energia das comunidades e aos seus benefícios. Pretendemos simplificar este processo, sendo por isso que lançamos a app Kiome. Em apenas dois minutos, os utilizadores podem criar uma conta e manifestar o seu interesse em fazer parte de uma comunidade. Feito esse registo, começaremos a trabalhar para ligar cada membro a uma Comunidade existente, ou a espoletar a criação de uma nova comunidade na proximidade de membros que manifestam interesse, dando assim início ao seu caminho na transição energética”, explica Luísa Matos, CEO da Cleanwatts. Ainda segundo a responsável a Cleanwatts irá “continuar a desenvolver o Kiome de forma a incentivar a literacia energética dos nossos membros, dando-lhes ferramentas para que se tornem actores activos na transição energética. Essa participação pode ser feita tanto consumindo energia, como partilhando o seu excedente na sua comunidade”, refere.
Este processo simples de integração requer poucos dados: nome, endereço de correio electrónico e código postal. A Cleanwatts acompanhará então os utilizadores na adesão à Comunidade de Energia mais perto de si, onde poderão beneficiar de descontos comparativamente com as tarifas de energia praticadas actualmente. A adesão e pré-registo via Kiome irão traduzir-se em poupanças mensais significativas, e uma poupança média anual que poderá chegar ao valor de uma factura de electricidade.
A app permite ao utilizador o acesso a dados detalhados da energia partilhada da comunidade, consumida pelo próprio, o controlo mensal de custos com energia e cálculo das poupanças originadas pela adesão à comunidade, ao mesmo tempo que funciona como um canal de comunicação directo com o gestor de comunidade da Cleanwatts.
“Com o licenciamento das Comunidades de Energia Renovável a acelerar a nível nacional, é a altura certa para lançar o Kiome, uma vez que permite que qualquer pessoa se junte a uma Comunidade de Energia sem qualquer esforço, tornando-se um participante essencial na transição energética do país”, afirma Luísa Matos.
A aplicação Kiome Energy Communities está agora disponível para transferência no Google Play (Android) e na App Store (iOS).