CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Greenvolt, em parceria com a Spectrum-R, assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com a Himpunan Kawasan Industri Indonesia (HKI) para “ajudar a indústria daquele país a dar passos concretos no processo de transição energética”. Através da Emerging Solar Indonesia (ESI), vão levar energia renovável às empresas, fomentando a partilha de energia obtida a partir da irradiação solar.
Uma das principais iniciativas será a introdução do conceito de Comunidade de Energia, uma solução de partilha de energia já implementada pelo Grupo Greenvolt em Portugal.
Desta forma, as empresas poderão partilhar entre si a energia obtida através da irradiação solar, com benefícios em termos ambientais, mas também financeiros, fruto da redução da sua factura energética.
“Os parques industriais devem transformar-se imediatamente em parques industriais de quarta geração que integrem tecnologia ambientalmente consciente”, afirmou o Ministro da Indústria, Agus Gumiwang Kartasasmita, na abertura do XXIV HKI National Working Meeting. O Executivo quer acelerar a adopção de energia renovável para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Para reduzir drasticamente as emissões de CO2, que ascenderam a mais de 238 milhões de toneladas ao ano, a Indonésia pretende promover soluções de energia solar, tanto através de grandes centrais solares, como através de soluções para autoconsumo individual e colectivo.
“Temos know-how no desenvolvimento de soluções de Geração Distribuída de energia renovável em várias geografias. Estamos entusiasmados por podermos trazer esse conhecimento para a Indonésia, permitindo às empresas passarem a beneficiar da energia solar”, refere Ricardo Mendes Ferreira, director executivo da Greenvolt para a Geração Distribuída de energia renovável.
Sanny Iskandar, chairman do HKI, salienta que a parceria com a ESI será um “game changer” para a indústria indonésia. Ao combinarmos os nossos recursos e experiência, podemos criar um futuro mais sustentável para o sector industrial indonésio, ao mesmo tempo que apoiamos o ambicioso objectivo do Governo da Indonésia de alcançar o Net Zero através da aposta nas energias renováveis”.
O Grupo Greenvolt desenvolve a sua actividade na Biomassa, Utility Scale e na Geração Distribuída. No Biomassa residual, está presente em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a central de Kent. No Utility Scale, o Grupo detém um pipeline de 8,6 GW em projectos eólicos, solares fotovoltaicos e soluções de baterias em 16 países, enquanto na Geração Distribuída prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, estando já em 11 geografias, com um backlog que ascende a 246 MW.