
CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
O Grupo Greenvolt, em parceria com a Spectrum-R, assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com a Himpunan Kawasan Industri Indonesia (HKI) para “ajudar a indústria daquele país a dar passos concretos no processo de transição energética”. Através da Emerging Solar Indonesia (ESI), vão levar energia renovável às empresas, fomentando a partilha de energia obtida a partir da irradiação solar.
Uma das principais iniciativas será a introdução do conceito de Comunidade de Energia, uma solução de partilha de energia já implementada pelo Grupo Greenvolt em Portugal.
Desta forma, as empresas poderão partilhar entre si a energia obtida através da irradiação solar, com benefícios em termos ambientais, mas também financeiros, fruto da redução da sua factura energética.
“Os parques industriais devem transformar-se imediatamente em parques industriais de quarta geração que integrem tecnologia ambientalmente consciente”, afirmou o Ministro da Indústria, Agus Gumiwang Kartasasmita, na abertura do XXIV HKI National Working Meeting. O Executivo quer acelerar a adopção de energia renovável para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Para reduzir drasticamente as emissões de CO2, que ascenderam a mais de 238 milhões de toneladas ao ano, a Indonésia pretende promover soluções de energia solar, tanto através de grandes centrais solares, como através de soluções para autoconsumo individual e colectivo.
“Temos know-how no desenvolvimento de soluções de Geração Distribuída de energia renovável em várias geografias. Estamos entusiasmados por podermos trazer esse conhecimento para a Indonésia, permitindo às empresas passarem a beneficiar da energia solar”, refere Ricardo Mendes Ferreira, director executivo da Greenvolt para a Geração Distribuída de energia renovável.
Sanny Iskandar, chairman do HKI, salienta que a parceria com a ESI será um “game changer” para a indústria indonésia. Ao combinarmos os nossos recursos e experiência, podemos criar um futuro mais sustentável para o sector industrial indonésio, ao mesmo tempo que apoiamos o ambicioso objectivo do Governo da Indonésia de alcançar o Net Zero através da aposta nas energias renováveis”.
O Grupo Greenvolt desenvolve a sua actividade na Biomassa, Utility Scale e na Geração Distribuída. No Biomassa residual, está presente em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a central de Kent. No Utility Scale, o Grupo detém um pipeline de 8,6 GW em projectos eólicos, solares fotovoltaicos e soluções de baterias em 16 países, enquanto na Geração Distribuída prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, estando já em 11 geografias, com um backlog que ascende a 246 MW.