CIP assina protocolo de cooperação com Associação Industrial de Angola
“Vamos trocar informação, vamos trocar experiências e conhecimento com o objectivo de facilitarmos a celebração de contratos comerciais e a execução de projetos comuns”, reforçou Armindo Monteiro, presidente da CIP

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Um importante marco nas relações económicas entre Portugal e Angola foi alcançado com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Industrial de Angola (AIA). O acordo visa “impulsionar” o desenvolvimento económico e “fortalecer” as ligações comerciais entre os dois países.
O protocolo inclui diversas áreas de cooperação, abrangendo sectores como a indústria, manufactura, comércio, serviços, tecnologia, inovação, infraestruturas, construção, energia e recursos naturais. Além disso, foi dado especial ênfase à área educativa e à capacitação profissional, reflectindo a prioridade dada pelas duas organizações ao desenvolvimento do capital humano.
Durante a cerimónia de assinatura, Armindo Monteiro sublinhou a importância da parceria estabelecida, assumindo a “ambição” conjunta de que “as duas associações, firmemente ancoradas na sociedade civil, querem puxar as pessoas e as empresas de Angola e de Portugal para cima”.
“Vamos trocar informação, vamos trocar experiências e conhecimento com o objectivo de facilitarmos a celebração de contratos comerciais e a execução de projetos comuns”, reforçou o dirigente.
O presidente da CIP destacou, ainda, o compromisso das duas entidades em trabalharem conjuntamente para superar obstáculos que possam dificultar o comércio bilateral e o investimento directo.
Além da assinatura do protocolo, a presença de Armindo Monteiro em Angola teve como objectivo a participação no Fórum Económico Angola-Portugal 2024, que decorreu de 23 a 28 de Julho, em Luanda, e que reuniu empresários, governantes e representantes de diversas entidades de ambos os países, integrado na comitiva liderada pelo Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro. Foi no âmbito deste evento alargado que o protocolo de cooperação foi assinado.