Foto (site CIP)
CIP assina protocolo de cooperação com Associação Industrial de Angola
“Vamos trocar informação, vamos trocar experiências e conhecimento com o objectivo de facilitarmos a celebração de contratos comerciais e a execução de projetos comuns”, reforçou Armindo Monteiro, presidente da CIP
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Um importante marco nas relações económicas entre Portugal e Angola foi alcançado com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Industrial de Angola (AIA). O acordo visa “impulsionar” o desenvolvimento económico e “fortalecer” as ligações comerciais entre os dois países.
O protocolo inclui diversas áreas de cooperação, abrangendo sectores como a indústria, manufactura, comércio, serviços, tecnologia, inovação, infraestruturas, construção, energia e recursos naturais. Além disso, foi dado especial ênfase à área educativa e à capacitação profissional, reflectindo a prioridade dada pelas duas organizações ao desenvolvimento do capital humano.
Durante a cerimónia de assinatura, Armindo Monteiro sublinhou a importância da parceria estabelecida, assumindo a “ambição” conjunta de que “as duas associações, firmemente ancoradas na sociedade civil, querem puxar as pessoas e as empresas de Angola e de Portugal para cima”.
“Vamos trocar informação, vamos trocar experiências e conhecimento com o objectivo de facilitarmos a celebração de contratos comerciais e a execução de projetos comuns”, reforçou o dirigente.
O presidente da CIP destacou, ainda, o compromisso das duas entidades em trabalharem conjuntamente para superar obstáculos que possam dificultar o comércio bilateral e o investimento directo.
Além da assinatura do protocolo, a presença de Armindo Monteiro em Angola teve como objectivo a participação no Fórum Económico Angola-Portugal 2024, que decorreu de 23 a 28 de Julho, em Luanda, e que reuniu empresários, governantes e representantes de diversas entidades de ambos os países, integrado na comitiva liderada pelo Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro. Foi no âmbito deste evento alargado que o protocolo de cooperação foi assinado.