CIP assina protocolo de cooperação com Associação Industrial de Angola
“Vamos trocar informação, vamos trocar experiências e conhecimento com o objectivo de facilitarmos a celebração de contratos comerciais e a execução de projetos comuns”, reforçou Armindo Monteiro, presidente da CIP

CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Um importante marco nas relações económicas entre Portugal e Angola foi alcançado com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Industrial de Angola (AIA). O acordo visa “impulsionar” o desenvolvimento económico e “fortalecer” as ligações comerciais entre os dois países.
O protocolo inclui diversas áreas de cooperação, abrangendo sectores como a indústria, manufactura, comércio, serviços, tecnologia, inovação, infraestruturas, construção, energia e recursos naturais. Além disso, foi dado especial ênfase à área educativa e à capacitação profissional, reflectindo a prioridade dada pelas duas organizações ao desenvolvimento do capital humano.
Durante a cerimónia de assinatura, Armindo Monteiro sublinhou a importância da parceria estabelecida, assumindo a “ambição” conjunta de que “as duas associações, firmemente ancoradas na sociedade civil, querem puxar as pessoas e as empresas de Angola e de Portugal para cima”.
“Vamos trocar informação, vamos trocar experiências e conhecimento com o objectivo de facilitarmos a celebração de contratos comerciais e a execução de projetos comuns”, reforçou o dirigente.
O presidente da CIP destacou, ainda, o compromisso das duas entidades em trabalharem conjuntamente para superar obstáculos que possam dificultar o comércio bilateral e o investimento directo.
Além da assinatura do protocolo, a presença de Armindo Monteiro em Angola teve como objectivo a participação no Fórum Económico Angola-Portugal 2024, que decorreu de 23 a 28 de Julho, em Luanda, e que reuniu empresários, governantes e representantes de diversas entidades de ambos os países, integrado na comitiva liderada pelo Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro. Foi no âmbito deste evento alargado que o protocolo de cooperação foi assinado.