MAPIC apresenta edição de 2024 e antecipa tendências
Para compreender a forma como os consumidores mudaram os seus hábitos de compra, a Meridiana, representante da MAPIC na Península Ibérica, vai organizar no IDB Lisbon uma mesa-redonda sobre como “Adaptar os espaços comerciais às novas formas de viver, socializar e fazer compras”

CONSTRUIR
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Hoje, os espaços comerciais enfrentam uma transformação significativa impulsionada pelas mudanças nas expectativas e necessidades dos consumidores. Para compreender a forma como os consumidores mudaram os seus hábitos de compra, a Meridiana, representante da MAPIC na Península Ibérica, vai organizar em Lisboa, no IDB Lisbon uma mesa-redonda sobre como “Adaptar os espaços comerciais às novas formas de viver, socializar e fazer compras”.
Além de serem exploradas as tecnologias emergentes e como estas estão a transformar os espaços comerciais, será feita a antecipação das tendências futuras no design e operação destes espaços, fornecendo insights práticos e exemplos do mundo real.
Esta apresentação começará por analisar a forma como os consumidores mudaram os seus hábitos de compra, destacando a crescente preferência pela conveniência, a mistura entre online e físico e a experiência de compra, sem esquecer a tecnologia, incluindo o comércio online e como os espaços comerciais podem ser integrados com estas plataformas digitais.
As estratégias para projectar espaços de retalho que sejam envolventes, funcionais e que ofereçam experiências memoráveis, será outro dos temas, apresentando exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para personalizar a experiência de compra e incentivar uma maior interação com os clientes.
Igualmente, a importância da sustentabilidade na concepção e operação de espaços comerciais estará em destaque, incluindo a utilização de materiais ecológicos e a implementação de práticas de gestão sustentáveis, bem como a forma como os espaços comerciais podem apoiar as comunidades locais e promover iniciativas de responsabilidade social corporativa.
A tendência para a utilização mista dos espaços, combinando o comércio com escritórios, habitação e entretenimento para criar ambientes mais dinâmicos e atrativos será outras das análises, assim como a importância de conceber espaços que se possam adaptar rapidamente às novas necessidades do mercado e aos novos comportamentos dos consumidores.
Um ponto crucial, também, será a exploração de como a inteligência artificial está a revolucionar o sector retalhista e de que forma a IA pode melhorar a personalização da experiência do cliente, optimizar a gestão de stocks, prever tendências de consumo e melhorar a eficiência operacional em espaços de retalho.