Torres Vedras apresenta projectos de regeneração urbana no valor de 27 M€
O programa visa a revitalização de carácter “urbano, económico e social” da zona de Arenes, situada na área nascente da cidade, deverá estar concluído em 2030. Do total de investimento previsto, cerca de 15 M serão comparticipados por fundos europeus e nacionais
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A zona de Arenes, em Torres Vedras, vai ser alvo de uma profunda intervenção de regeneração urbana. O programa, que visa uma revitalização de carácter “urbano, económico e social” da zona situada na área nascente da cidade, deverá estar concluído em 2030 e representa um investimento estimado de cerca de 27 milhões de euros, dos quais cerca de 15 milhões de euros serão comparticipados por fundos europeus e nacionais.
Na apresentação, que decorreu nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, explicou que a intervenção que será levada a cabo em Arenes acontece no seguimento de outras intervenções semelhantes ocorridas em Torres Vedras, como foram os casos das executadas no centro histórico (por via do programa “Torres ao Centro”), no Choupal (por via do programa “POLIS”), e mais recentemente, na Encosta de São Vicente (por via do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).
A zona de Arenes, em tempos um importante polo de desenvolvimento económico da cidade e do concelho de Torres Vedras, foi profundamente afectada nas últimas décadas devido à perda da importância económica das actividades industriais que a caracterizavam.
É de referir que em 2018 foi delimitada por iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Arenes, pretendendo-se agora dar cumprimento aos objectivos consagrados no programa estratégico dessa ARU.
A intervenção prevê a concretização de 19 acções e projectos que se distribuem por cinco áreas temáticas. Referentes a Equipamentos, Competitividade e Inovação, inclui-se o Espaço Made in Torres Vedras; Smart Farm Colab; Reconversão funcional dos antigos depósitos do IVV; Requalificação dos espaços exteriores do IVV; Sedes da CVR, Viticert e AATV; e Escola Superior de Saúde.
Quanto à Requalificação e Valorização Urbana, Ambiental e Patrimonial, as acções irão incidir na rua Cândido dos Reis, no largo da Estação e espaços envolventes, no corredor ecológico Choupal-Aqueduto, na conservação e valorização do Aqueduto de Torres Vedras e na valorização paisagística da sua envolvente.
A construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre a linha do caminho de ferro, da ponte rodoviária sobre o rio Sizandro (variante de Arenes), a nova bolsa de estacionamento intermodal de apoio à estação do caminho de ferro e a requalificação de bolsa de estacionamento de apoio ao complexo desportivo municipal são alguns dos projectos incluídos na Mobilidade e Acessibilidade.
Também no âmbito da Habitação Pública, estão previstos diferentes projectos, nomeadamente a construção de um conjunto habitacional nas antigas instalações da Solusa e a reabilitação do Bairro Jardim.
Está ainda, prevista, a remodelação do Estádio Municipal Manuel Marques e a modernização da Linha do Oeste e requalificação do conjunto edificado da Estação.