Rock in Rio Lisboa: Um festival que não é só música
Para celebrar os 20 anos de Rock in Rio Lisboa e também o novo local, agora no Parque Tejo, a organização vai contar com um dos “pontos altos da nova Cidade do Rock: o ALL Experience”, um espaço que visa “dar voz aos jovens para manifestarem as mudanças que querem ver concretizadas e incentivá-los a dar o exemplo”

CONSTRUIR
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
Retalho português atrai investimentos de 1,2 MM€ em 2024 e antecipa um 2025 “animador”
20 anos depois do primeiro Rock in Rio em Portugal, a forma de trazer música e entretenimento também mudou e isso aquilo que entendemos normalmente como um ‘festival de música’.
Para celebrar a data e também o novo local, agora no Parque Tejo, a organização do Rock in Rio Lisboa, vai contar com um espaço inovador que será um dos “pontos altos da nova Cidade do Rock: o ALL Experience”.
A icónica pala que acolheu o Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, o novo espaço, dedicado ao projecto “Por Um Mundo Melhor”, vai ser um epicentro de inspiração que representa o movimento ALL Experience.
Criado pelo colectivo ‘Jovens do Rock in Rio’, do qual fazem parte Ana Carolina Jucá Moreira Dias, Ana Leonor Bento, Anna Luisa Marotti, Carlota de Noronha Vieira, Carolina Martins Rainho, Diogo Robledo, Ericson Pereira Macedo, Eva Rua, Gabriela Cunha, Helena Segura, Isabella Passalacqua, Joana Jorge, Larissa Maia, Mafalda Baptista, Margarida Graça, Maria Costa, Maria Domingues, Mariana Leitão, Nicole Ferreira, Patrícia Santos, Pedro Borges, Ricardo Pinheiro, Rita Pires, Steven Ferreira, Victoria de Almeida dos Passos e Vitória Montijo Medina, o projecto nasce da vontade da organização do festival e do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) de “dar voz aos jovens para manifestarem as mudanças que querem ver concretizadas e incentivá-los a dar o exemplo”.
“Feito de jovens para jovens”, este movimento materializa-se numa “experiência imersiva e sensorial”, localizada no ALL Experience na Cidade do Rock. “Mais do que um espaço físico, o ALL Experience é um catalisador de mudança que pretende sensibilizar o público para a importância de uma cidadania activa”, explica a organização.
Nesse sentido, os jovens envolvidos no movimento foram desafiados a reflectir sobre os principais temas a serem trabalhados em sociedade, de acordo com a sua própria visão, e identificaram oito pilares fundamentais, considerados prioritários, que estarão representados no ALL Experience. Cada um desses pilares está associado a uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha o respectivo tema no seu dia a dia e que são “All for Planet” (clima): Quercus; “All for Peace” (paz): AMI; “All for Respect” (respeito/migração): CPR; “All for Love” (pobreza/dignidade): Banco Alimentar; “All for Rights” (direitos humanos / igualdade): FENACERCI; “All for Education” (educação): SIC Esperança; “All for Dreams” (empreendedorismo/prosperidade): Dress for Success e “All for the Future” (consumo e produção sustentável): EntreAjuda/Banco de Bens Doados.
Assim, o ALL Experience vai ter uma zona lounge com backdrops com grafismos que representam os pilares e que permitem que os visitantes criem conteúdos atractivos, pulseias coleccionáveis, desenhadas pelo Colectivo, com frases inspiradoras associadas a cada um dos oito pilares fundamentais do movimento, com o objectivo de incentivar o público a comprometer-se activamente com esses temas e demonstrar, de forma leve e divertida, o seu apoio ao movimento. As pulseiras podem ser levantadas gratuitamente no espaço ALL Experience na Cidade do Rock ou numa das ONGs associadas ao movimento, com um custo simbólico de 1 euros, revertido integralmente para a ONG correspondente.
Outro dos destaques é o espaço Box ALL Experience, uma activação imersiva que acontece dentro do ALL Experience que apresenta conteúdos audiovisuais que estimulam a reflexão e a conexão com os oito pilares fundamentais do movimento.
“Pensámos muito no que colocar na Pala depois da passagem do Papa e, numa altura em que tanto se discute a evasão dos jovens talentos de Portugal para o mundo, achámos que seria uma ótima oportunidade de inverter a fala e deixar que fossem eles a dizer o que é importante para estas gerações. E foi bom ver como a proposta do festival de ser “ALL” e para “ALL” tem total afinidade com o mundo que eles desejam ter. O ALL Experience é mais do que uma atração de jovens para jovens, é um convite para assumirmos a responsabilidade pela construção do Mundo Melhor onde tanto queremos viver”, comenta Roberta Medina, vice-presidente Executiva do Rock in Rio.