Corrida ‘Vila Rio’ para dar a conhecer a “renovada” frente ribeirinha da Póvoa de Santa Iria
Com a Reserva Natural do Estuário do Tejo como paisagem, este evento visa “dar a conhecer a ampla requalificação da frente ribeirinha proporcionada pelo projecto residencial” desenvolvido pela Teixeira Duarte, com a criação de áreas de verdes, de lazer e de circulação pedonal
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
É já no domingo, dia 2 de Junho, que se realiza a Corrida Vila Rio 2024, um evento que acontece no empreendimento Vila Rio, desenvolvido e construído pela Teixeira Duarte, localizado na Póvoa de Santa Iria, junto à zona ribeirinha do Rio Tejo.
Com a Reserva Natural do Estuário do Tejo como paisagem, este evento visa “dar a conhecer a ampla requalificação da frente ribeirinha proporcionada pelo projecto residencial” desenvolvido pela Teixeira Duarte e pela aposta feita pelo Município de Vila Franca de Xira, com a criação de áreas de verdes, de lazer e de circulação pedonal.
A Corrida ‘Vila Rio’, pelas suas características, visa promover dois pilares do projecto Vila Rio. Antes de mais “a importância do bem-estar” como impulsionador da qualidade de vida, “proporcionado pelo enquadramento e características do projecto”. Por outro lado, pretende, também, estabelecer uma “relação e envolvimento” com a comunidade.
O percurso da corrida passa pelas ruas do bairro, pelos novos passadiços junto ao rio Tejo e por áreas de jardim do parque urbano, inclusive pela Galeria do Rio, um espaço de exposições e divulgação do empreendimento.
O empreendimento Vila Rio insere-se numa aposta do município de requalificação de toda a frente ribeirinha do rio Tejo ao longo de 17 hectares, dos quais seis hectares são de parque urbano, 13 quilómetros de passadiços e 23 quilómetros de ciclovias.
Com diversas zonas âncoras que transformam este bairro num “lugar humanizado e vibrante”, o Vila Rio foi desenhado por forma a “concretizar a conjugação perfeita entre viver, trabalhar, lazer, bem-estar, comércio e serviços”.
O empreendimento conta com o desenvolvimento de quatro edifícios residenciais – Essência 1, Essência 2, Luz e Alma – assim como a Praça do Sal, com oito mil m2 de zonas destinadas a comércio, o Passeio das Artes, 4800 m2 dedicados à arte, à cultura e à valorização do bairro.