Porto lança concurso público para empreitada de requalificação do Bairro da Tapada
Prevendo-se que os trabalhos arranquem durante o segundo semestre deste ano, a obra, orçamentada em cerca de três milhões de euros, vai criar condições de “habitabilidade, de segurança e de salubridade” em todo o aglomerado
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Através da Domus Social, o Município do Porto lançou, esta quinta-feira, dia 29 de Maio, o concurso público para a contratação da empreitada de requalificação do Bairro da Tapada. Prevendo-se que os trabalhos arranquem durante o segundo semestre deste ano, a obra, orçamentada em cerca de três milhões de euros, vai criar condições de “habitabilidade, de segurança e de salubridade” em todo o aglomerado.
O projecto de requalificação do Bairro da Tapada, situado na zona das Fontainhas, da autoria do arquitecto André Tavares, contempla uma “reabilitação profunda” das áreas habitacionais, bem como o “aumento e melhoramento” dos espaços comuns deste edificado.
Após as obras, o bairro vai reerguer-se com 25 habitações, distribuídas ao longo de dois volumes: o volume Sul, de um piso (9 T1 e 1 T2), e o volume Norte, de dois pisos (5 T1, 1 T2 triplex, 5 T2 duplex, 1 T1 duplex e 3 T1+1 duplex).
No que diz respeito à acessibilidade, o projecto prevê, também, a instalação de um elevador, a criação de uma saída de emergência e a estabilização dos percursos exteriores. Neste momento, o acesso ao Bairro da Tapada é apenas possível através de uma única escadaria, não existindo uma ligação vertical à cota superior.
O Bairro da Tapada está localizado na Rua da Corticeira nº 31 e 33, em pleno centro histórico, pertencendo à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.