Parceria ibérica visa “modernização” do sector da construção
Acordo de colaboração entre a APPII e o Clúster de la Edificación tem como objectivo criar um “quadro comum” de trabalho e intercâmbio para enfrentar os desafios do sector em Portugal e Espanha

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e o Clúster de la Edificación (que detém o secretariado técnico da Plataforma Tecnológica de la Edificación) assinaram um acordo de colaboração para promover o “desenvolvimento e a modernização” do sector da construção na Península Ibérica, através da criação de equipas de trabalho capazes de criar sinergias entre os dois países.
Tendo em vista a inovação e a digitalização da construção, as duas associações concordaram em colaborar “activamente”, a partir da troca de experiências, conhecimentos e boas práticas, com o objectivo de agilizar os processos, reduzir os prazos de execução e abordar a transição do parque imobiliário”.
Além disso, tanto a Plataforma como a APPII manifestaram a sua preocupação com a escassez de mão-de-obra qualificada para enfrentar os desafios do futuro da construção, destacando o papel que a modernização do sector pode desempenhar na atracção de jovens talentos.
Neste sentido, ambas as entidades se comprometeram a “avaliar e a implementar” projectos conjuntos que possam beneficiar todas as partes, bem como a “trocar informações “de interesse para o sector entre os membros de ambas as entidades.
«A colaboração entre a APPII e o Clúster permite-nos abordar estes desafios de forma transnacional, criando equipas de trabalho e promovendo o intercâmbio entre os dois países», conclui Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII.
«Atravessamos um momento chave para o sector da construção em Espanha e Portugal, que deve enfrentar desafios significativos – descarbonização, economia circular, eficiência energética – e superar os défices que podem impedir o seu desenvolvimento. Para avançar, é importante incentivar a colaboração e o intercâmbio num sector altamente fragmentado e onde são necessários mais espaços para criar propostas de valor e inovação», afirma Juan Antonio Gómez-Pintado, presidente do Clúster de la Edificación.