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    Manuel Gameiro Silva e Catalin Lungu, presidente da REHVA

    Engenharia

    Professor da UC recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA

    Júri justificou escolha com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios

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    Professor da UC recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA

    Júri justificou escolha com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios

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    Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio de Excelência Profissional em Ciência, da REHVA, em Instambul, sendo a primeira ve que este prémio internacional é entregue a um cientista português.

    Manuel Gameiro da Silva, também director da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e coordenador da Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC, foi proposto para o galardão pela Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros, a entidade que representa Portugal na REHVA.

    A REHVA, sediada em Bruxelas, é a Federação das Associações Europeias de Engenharia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), representando um universo de mais de 100 mil engenheiros europeus. Nos últimos 19 anos, o Prémio de Excelência Profissional em Ciência já reconheceu 28 cientistas. Anualmente, podem ser distinguidas até duas personalidades a nível europeu.

    O júri justificou a escolha do único premiado deste ano com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios. O prémio foi entregue por Catalin Lungu, presidente da REHVA, durante a Assembleia Geral desta federação.

    O prémio foi entregue no âmbito da conferência Climamed 2024, uma organização conjunta das associações de engenharia de AVAC de Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia e que decorreu também em Istambul a conferência Climamed 2024.

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    ELETRICA

    Construção

    ELETRICA regressa à Exponor em Novembro

    Sob o mote “Descarbonização da Arquitectura e Engenharia”, a presente edição realiza-se em conjunto com a Concreta, com o objectivo de “desafiar” as empresas e profissionais a “concretizar um futuro mais sustentável”

    A feira dedicada à energia, mobilidade, electrónica e material eléctrico, Eletrica, regressa à Exponor entre 20 e 23 de Novembro. Sob o mote “Descarbonização da Arquitectura e Engenharia”, a presente edição, juntamente com a Concreta, promete “desafiar” as empresas e profissionais a “concretizar um futuro mais sustentável”. Na edição anterior, a Feira contou com a presença de quase 26.420 visitantes e perto de 400 expositores, prevendo-se manter as estatísticas neste ano.

    “A concretização da Eletrica, sob o mote ‘Descarbonização da Arquitetura e Engenharia’, reflecte o nosso compromisso no que respeita à promoção de práticas responsáveis, com o intuito de incentivar a transição energética e transformar a construção numa indústria cada vez mais sustentável. Estamos muito entusiasmados por fomentar a discussão e a partilha de conhecimentos em torno de temas tão importantes e actuais. Acreditamos que esta Feira será um importante palco para apresentar inovações que moldarão o futuro do nosso planeta”, avança Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.

    Direccionada a todos os profissionais do sector da construção e da energia, tais como engenheiros, técnicos instaladores, empresários, gestores, investigadores e consultores, a Feira contará com a exposição de um leque alargado de sectores – desde máquinas eléctricas e industriais, sistemas de geração de electricidade, soluções de energias renováveis, equipamentos de climatização, aparelhagem e equipamentos, cablagem, componentes electrónicos e material para iluminação, passando ainda pela engenharia de software e sistemas de informação e serviços de telecomunicações complementares.

    Durante o evento, serão ainda realizadas conferências, exposições e praças temáticas, assim como, será realizada a entrega de prémios para o reconhecimento do trabalho de arquitectos e engenheiros.

    A Eletrica vai contar não só empresas nacionais, como também empresas internacionais. Até ao momento, está confirmada a presença da Quitérios, Tromilux, Leuk, Efapel e DAEL, bem como das multinacionis HAGER e Hellermann, que vão juntar-se a um leque mais alargado de empresas e a entidades relevantes na área, tais como a Ordem dos Engenheiros e o Instituto Electrotécnico Português (IEP).

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    Conclusão de novos escritórios cai 32% na Europa em 2023

    De acordo com o mais recente relatório da Savills, Lisboa figura em segundo lugar no ranking das cidades com maior pipeline de espaço previsto para ser concluído até ao final de 2025

    De acordo com o mais recente relatório da Savills, em 2023 a conclusão de novos espaços de escritórios na Europa caiu 32% em relação ao ano anterior, para 3,3 milhões de metros quadrados (m2), o nível mais baixo em cinco anos. Em 2024, a consultora imobiliária internacional espera um aumento de 30% em termos homólogos para 4,3 milhões de m2, seguido de uma queda de 3% em termos homólogos para 4,2 milhões de m2 em 2025.

    De acordo com a Savills, o aumento dos custos registados nos últimos anos impactou o pipeline dos promotores, nomeadamente, os custos de construção de escritórios na Europa que cerca de 50% desde 2019, enquanto que a escassez de mão-de-obra adiou as datas de conclusão dos projetos. 33% dos espaços de escritórios com conclusão prevista para 2023 foram adiados para 2024/25.

    “O volume total de espaços de escritórios em pipeline na Europa caiu 21% em termos homólogos, de 5,7 milhões de m² para 4,5 milhões de m², amortecendo qualquer aumento potencial nas taxas de disponibilidade. Nos últimos dois anos, o pipeline de desenvolvimento em percentagem do stock existente caiu de 3,1% para 2,1%. Uma vez que a procura tem recuperado gradualmente ao longo dos próximos 12 meses, esperamos que a oferta de espaços “Grade A” diminua gradualmente e que as rendas prime continuem a crescer”, afirma Mike Barnes, associate director European Research da Savills.

    “Budapeste (4,8%), Lisboa (4,5%) e Barcelona (3,9%) têm a maior proporção de espaço previsto para ser concluído até ao final de 2025, em percentagem de stock total, embora esperemos que grande parte deste espaço seja absorvido uma vez que os mercados de leasing permanecem dinâmicos e os inquilinos competem pelo melhor stock de escritórios para reduzir as suas emissões de Âmbito 3″, acresecentou.

    Os dados comparativos ​​de leasing da Savills indicam que, na City de Londres, nos últimos cinco anos, os empreendimentos de escritórios que obtiveram as certificações BREEAM Outstanding/Excellent têm três vezes mais probabilidade de serem alugados antes da conclusão do que os empreendimentos BREEAM Very Good.

    Alexandra Portugal Gomes, head of Research da Savills, sublinha ainda, os “enormes desafios” que os promotores têm enfrentado nos últimos anos. “À grande falta de mão de obra vieram juntar-se os aumentos dos custos de construção devido a factores como a escassez de matérias-primas e o aumento da inflação. De salientar o facto de Lisboa ser uma das cidades da Europa com maior proporção de espaço previsto para ser concluído até ao final de 2025, em percentagem de stock total, o que vem comprovar e sublinhar o grande dinamismo do mercado de escritórios em Portugal”.

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    Porto Business School

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    Porto Business School lança Observatório de Turismo

    Esta iniciativa, da responsabilidade do Tourism Futures Center que integra o Innovation X Hub da Porto Business School, pretende identificar os “desafios, as oportunidades e as práticas exemplares” de integração e gestão dos talentos imigrantes no sector

    A Porto Business School (PBS) lançou o Observatório do Talento Migratório no Turismo, uma iniciativa “inovadora” que visa destacar a importância do talento oriundo da migração para a competitividade da economia portuguesa, particularmente no setor do turismo. Com 120 mil dos 785 mil imigrantes em Portugal a trabalhar no turismo, esta iniciativa pretende identificar os “desafios, as oportunidades e as práticas exemplares” de integração e gestão dos talentos imigrantes no sector. Refira-se que o Observatório é da responsabilidade do Tourism Futures Center que integra o Innovation X Hub da Porto Business School.

    Além disso, pretende desenvolver programas de formação específicos para migrantes no sector turístico e incentivar práticas inclusivas, garantindo que os migrantes tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional. O Observatório visa também estabelecer colaborações com empresas, instituições de ensino e outras entidades para promoção da inclusão e qualificação dos trabalhadores migrantes. Outro objectivo corresponde ao estudo do impacto da migração na autenticidade dos destinos turísticos, bem como a proposta de estratégias para a construção de um sector turístico mais responsável e integrador, gerador de valor para todos.

    Refira-se que mais de 20% dos trabalhadores estrangeiros em Portugal estão empregados nas actividades de alojamento, restauração e similares. Nesse sentido e, dado que os profissionais de turismo são essenciais para o sucesso do sector, é crucial entender como os talentos imigrantes têm sido valorizados e qualificados em comparação com os talentos nacionais.

    Segundo Rita Marques, coordenadora do Tourism Futures Center da Porto Business School, “é essencial capacitar todos aqueles que estão envolvidos no sector de turismo, sejam imigrantes ou não. Ao focar na qualificação e inclusão dos migrantes, que representam já 20% da força de trabalho no turismo, o Observatório contribuirá para o crescimento económico sustentável do setor e para a promoção de práticas inclusivas e alinhadas aos princípios de responsabilidade social corporativa e ESG”.

    José Esteves, dean da Porto Business School, acrescenta ainda, que “a Porto Business School está empenhada em promover a inclusão e a qualificação dos talentos migrantes no turismo. O lançamento deste Observatório é um passo crucial para garantir que Portugal continue a ser um destino acolhedor e competitivo, onde todos os profissionais têm a oportunidade de prosperar e contribuir para o desenvolvimento económico e social do país”.

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    GREE apresenta novo Clivia dedicado ao mercado doméstico

    O Clivia, dotado de inteligência artificial, mantém um ambiente de vida “saudável e confortável” ,adaptando-se ao seu ambiente e às necessidades dos seus utilizadores

    tagsGREE

    A fabricante mundial de ar condicionado, GREE, apresenta o novo monosplit doméstico Clivia, dotado de inteligência artificial que mantém um ambiente de vida “saudável e confortável”, adaptando-se ao seu ambiente e às necessidades dos seus utilizadores.

    Graças à sua tecnologia, Clivia combina variáveis como a temperatura, humidade, tamanho do edifício e eficiência energética para formar a curva ideal e determinar o equilíbrio entre poupança e conforto. O algoritmo de inteligência artificial da Gree, durante o seu processo de aprendizagem, ajusta, dinamicamente, a interacção dos componentes internos da unidade exterior de acordo com o ambiente de instalação da máquina, permitindo uma poupança anual de energia de até 10% (certificado pelo laboratório INTERTEK).

    Com elevada eficiência energética, os modelos Clivia têm uma classificação A+++ em termos de arrefecimento, com SEER de 8,5 e SCOP de 4,6, e oferecem um amplo intervalo de funcionamento podendo mesmo funcionar em condições climáticas extremas de -15ºC a +50ºC em refrigeração e de -25ºC a +30ºC em aquecimento.

    Este modelo contempla, ainda, uma purificação eficiente que permite melhorar a qualidade do ar interior graças a um gerador de iões de plasma que purifica o ar e à esterilização UVC ultravioleta que elimina bactérias, vírus, bolores, células individuais e outros microrganismos para um ambiente saudável.

    Disponível em preto e branco, este Monosplit dispõe de uma grande variedade de filtros, nomeadamente Degelo Inteligente, Gerador de Iões e Esterilização UV-C (antibacteriano e antivírus).

    Altamente silencioso (22 dB(A)) com Wi-Fi integrado e controlo de voz, o Clivia é certificado pela Eurovent e é também compatível com Alexa, Google Home, BacNet e/ou controlo centralizado.

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    DST vai reabilitar antiga escola de saúde de Faro para a PJ 

    A construtora DST ganhou a empreitada de reabilitação da antiga escola de saúde da Universidade do Algarve, que irá agora receber a Directoria Sul de Faro da Polícia Judiciária. O valor da empreitada é de 4,8M€ 

    A construtora bracarense DST anunciou que ganhou uma obra em Faro que ascende a 4,8 milhões de euros  para a requalificação de todo o edifício bem como da zona envolvente da antiga escola de saúde da Universidade do Algarve, para onde se deslocará a Directoria Sul de Faro da Polícia Judiciária (PJ), em Setembro próximo.

    Com esta empreitada, a PJ vai passar a usufruir de instalações numa nova zona da cidade, mais central, com melhores condições, espaço, comodismo e serviços, permitindo uma melhoria nos serviços prestados à população.

    “Actualmente, as instalações da PJ resumem-se a um conjunto de edifícios habitacionais, dentro das muralhas da cidade, cuja funcionalidade já se perdeu há décadas, pelo que ficarão muito em breve mais centralizados, com mais espaço, instalações novas e com melhores condições de trabalho”, explica Bruno Martins, director de produção da DST.

    A intervenção da arquitcetura tem como principal objectivo providenciar as bases e o enquadramento para a renovação integral das instalações do edifício, nomeadamente no que se refere ao sistema de AVAC, instalações eléctricas e telecomunicações, para as quais a DST conta com o apoio da Dte, a empresa de instalações especiais do Dstgroup.

    Outro factor relevante e inovador fica a cargo da Dstsolar, outra empresa parceira do Dstgroup, que vai permitir que o parque exterior tenha os estacionamentos cobertos com painéis solares, bem como a respectiva cobertura, possibilitando a autonomia energética do edifício.

    O projecto ficou a cargo do gabinete Engenheiros Associados, Consultores Em Engenharia (EACE) e conta com a fiscalização da WA – Engenharia e Consultoria.

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    Depois de percorrer Portugal de Norte a Sul do país, a empresa de recursos humanos inaugura uma nova delegação, agora no Funchal

    A Timing, empresa líder no setor de recursos humanos anuncia a inauguração da nova delegação no Funchal

    Com esta expansão, a empresa visa fortalecer a sua presença na Região Autónoma da Madeira e oferecer serviços de alta qualidade a um número ainda maior de clientes.

    Desde a sua abertura, em 2015, a empresa estabeleceu-se como uma referência no mercado de recursos humanos, especialmente no setor da hotelaria. Com uma forte presença no Algarve, desde Tavira a Lagos, e também em Setúbal, Lisboa, São João da Madeira e Porto, a empresa procura um compromisso constante com a excelência e a satisfação dos seus clientes.

    “Estamos entusiasmados com a abertura da nossa nova delegação, no Funchal.”, refere Ricardo Mariano, CEO da empresa. “A expansão para a Madeira representa um passo importante na nossa estratégia de crescimento e reflete o nosso compromisso em oferecer soluções de recursos humanos em todas as regiões de Portugal.”, remata.

    A abertura da Timing, no Funchal assinala o 9.º aniversário da marca. Com uma grande presença em diversos setores, desde a hotelaria à construção, retalho, indústria, logística, entre outros, entra na Madeira com a certeza de que “vamos ajudar as empresas da Madeira e do Porto Santo, com mão-de-obra qualificada, formação e soluções personalizadas, adaptadas a cada setor de atividade.”, destaca Eva Quitério, Coordenadora de Recursos Humanos do Algarve e Ilhas.

    “Abrirmos a nossa primeira delegação fora do continente, no Funchal, é sinónimo da confiança na nossa equipa da Madeira. A formação na área da hotelaria é um dos nossos trunfos e o acompanhamento regular da satisfação dos nossos clientes é uma mais valia na implementação de melhorias constantes.”, remata Eva Quitério, Coordenadora de RH do Algarve e Ilhas.

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    CIN distinguida com Prémio Internacionalização do Ano

    A intensa actividade internacional da empresa ibérica de tintas e vernizes recebeu Prémio de Internacionalização do Ano atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

    A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, CCIP, premiou a CIN pelo seu processo de internacionalização, fazendo menção às suas operações e crescimento no estrangeiro, ressalvando-se assim as conquistas da marca a nível global.

    “Para esta distinção foram avaliados, em parceria com a Informa DB, critérios objectivos tais como a variação do número de mercados de destino de exportação no último ano fiscal, o crescimento do valor absoluto do volume de negócios nos últimos três anos fiscais e o aumento do valor absoluto de colaboradores nesse mesmo período. Entre todas as empresas analisadas, a CIN destacou-se pela consistência da sua actividade no mercado internacional e pela relevância crescente da sua operação no estrangeiro”, sublinha João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP
    Em 2023, a CIN conquistou a 10ª posição no ranking dos fabricantes europeus, distinguida pelo European Coatings Journal, e a 36ª posição a nível mundial, atribuída pela Coatings World Top Companies Report.

    “Este Prémio espelha a consolidação da marca além-fronteiras, como resultado de um investimento contínuo em inovação, rigor e excelência, características que têm permitido à CIN posicionar-se de forma sólida no cenário internacional, relembrando o seu legado centenário e a sua experiência em múltiplos segmentos de mercado”, sustenta João Luis Serrenho, vice-presidente da CIN

    Em 2023, a presença internacional dos produtos CIN abrangeu infraestruturas como o Copenhagen Light Rail Ring 3 Project, o Museu do Prado e a Estação Atocha em Madrid, o Tren Metropolitano de Santo Domingo na República Dominicana, o mobiliário urbano dos novos sanitários de Paris desenvolvidos para os Jogos Olímpicos de 2024, a nova fábrica “Estrella Galicia” em Espanha e a ampliação da Fábrica “Chanel” em França.

    Com uma capacidade instalada de 150 mil toneladas, suportada por 14 centros de armazenamento e distribuição, equivalente a mais de 150 mil metros quadrados, a CIN assegura a produção em 10 fábricas localizadas em Portugal, Itália, Espanha, França, Angola e Moçambique.

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    Hikvision apresenta nova solução de vídeo porteiro

    Uma nova solução de vídeo porteiro que pode ser usada quer em moradias uni familiares quer em edifícios de maior dimensão, até 500 utilizadores, mais simples de instalar, aproveitando a cablagem existente

    A Hikvision disponibilizou aos seus parceiros e profissionais o intercomunicador de 2 fios. Uma nova solução de vídeo porteiro que pode ser usada quer em moradias uni familiares quer em complexos residenciais, cuja instalação não necessita de computador, podendo aproveitar a cablagem convencional existente.

    Com o seu ambiente IoT, o novo sistema de videoporteiro de 2 fios da Hikvision interage nativamente com todos os seus equipamentos da plataforma de gestão Hik-Connect, como CCTV, alarmes e controlo de acesso.
    O sistema garante ao cliente a simplicidade de gestão a partir de um único ponto e permite a interacção remota com o visitante, graças às notificações automáticas enviadas para o telemóvel. Assim, permite a abertura da porta, o vídeo e a conversação. Além disso, guarda o histórico dos acontecimentos e permite activar várias contas com privilégios personalizados.

    Graças à modularidade do sistema de videoporteiro de 2 fios de segunda geração da Hikvision, podem ser criadas soluções personalizadas para diferentes cenários, desde casas ou complexos residenciais, a edifícios com 500 utilizadores. A solução completa inclui um módulo principal, com várias extensões, tais como botões de pressão, teclado, leitor de cartões ou um módulo indicador, oferecendo total funcionalidade aos utilizadores.
    Além disso, a estação interior Hikvision pode funcionar como uma estação de vídeo porteiro ou ser utilizada como um centro de gestão em casa e no escritório. Com a aplicação Hik-Connect integrada, os utilizadores podem desfrutar de um controlo fácil e de uma ligação flexível entre vários dispositivos Hikvision, tudo através do ecrã tátil.

    Trata-se de uma solução tudo-em-um totalmente flexível. Permite a configuração Plug & Play para monitor e múltiplas extensões por habitação, com painéis exteriores por bloco e 16 blocos. Podem ser instalados até 64 monitores num edifício com uma única fonte de alimentação e pode haver até uma média de 60 metros de distância entre elementos, tirando partido da cablagem convencional.

    Tradicionalmente, a gama de intercomunicadores baseava-se na tecnologia IP. Isto exigia conhecimentos e equipamentos específicos. A partir desta situação, procurou-se uma simplificação do processo e nasceu o conceito de 2 fios analógicos. Isto permite manter as instalações antigas utilizando apenas dois fios. O próximo passo na simplificação vem com a eliminação da necessidade de computadores para a configuração. Esta pode ser efectuada de forma simples com o “rotosuit”, sem necessitar de quaisquer conhecimentos sobre estruturas ou redes.

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    O terceiro edifício do CC Colombo será de última geração

    AXA IM Alts e Sonae Sierra vão desenvolver um edifício de última geração no Centro Colombo. O novo edifício de escritórios de categoria A, terá uma área de 35.000 m2 irá beneficiar dos serviços do Centro Colombo

    A AXA IM Alts, agindo em nome de clientes, e a Sierra anunciam a criação de uma joint-venture para o desenvolvimento de um edifício de escritórios de última geração que ficará localizado no topo do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

    O edifício de escritórios de 35.000 m² será o terceiro edifício a ser adicionado ao complexo de uso misto do Colombo que tem um total de 173.000 m², e é composto por nove andares flexíveis projectados para acomodar diferentes níveis de procura, com 495 lugares de estacionamento subterrâneo. Os ocupantes terão ainda acesso direto ao amplo conjunto de serviços oferecidos pelo Centro Colombo.

    O edifício de escritórios será desenvolvido num estilo arquitectónico contemporâneo, projectado pela Reify., com especial ênfase na flexibilidade, inovação e sustentabilidade, priorizando a qualidade do espaço e o conforto e bem-estar dos seus utilizadores, visando a certificação LEED e WELL Platinum. O projecto foi concebido para atingir padrões de sustentabilidade muito elevados e garantir um excelente desempenho ambiental e energético.
    Esta transacção está em linha com a estratégia da AXA IM Alts que visa desenvolvimentos de escritórios de alta qualidade, tecnologicamente avançados e com serviços de conveniência que estão na vanguarda da actual procura. O projecto enquadra-se também no objectivo estratégico da Sonae Sierra de ser um actor chave na regeneração urbana e no desenvolvimento das cidades do futuro, através da criação de projectos urbanos sustentáveis, que sejam diferenciadores e inovadores na sua área.

    “Esta transacção representa uma oportunidade única para desenvolver a reputação e o sucesso estabelecidos do projecto de uso misto do Colombo. Além disso, permite-nos elevar a fasquia do desenvolvimento sustentável com um novo edifício de escritórios de primeira linha no mercado de Lisboa. Estamos confiantes de que este projeto de alta qualidade e tecnologicamente avançado satisfará a crescente procura por espaços de escritórios adaptados às novas formas de trabalhar que as empresas estão a priorizar nos dias de hoje”, refere Esther Escapa, head of transactions and development, Iberia na AXA IM Alts

    A construção arrancou em setembro de 2022, iniciando-se com obras estruturais no Centro Colombo. Vai agora avançar para o exterior do edifício, tendo uma previsão de conclusão até ao final de 2025.

    “Estamos muito entusiasmados por unir forças com a AXA IM Alts, um parceiro com reconhecido histórico e reputação no desenvolvimento de projectos imobiliários. Juntos, estamos a trabalhar na criação de um projecto único em termos de qualidade, dimensão, sustentabilidade e bem-estar dos utilizadores. Vamos contribuir com o nosso conhecimento profundo do mercado local e a nossa experiência neste projecto, transformando este empreendimento num investimento de sucesso, como anteriormente comprovado tanto no Centro Colombo, como nos dois edifícios de escritórios existentes”, afirma Alexandre Fernandes, executive director for developments na Sonae Sierra.

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    Efficio Consulting ocupa novos escritórios

    Face à expansão da actividade a consultora mundial especializada em procurement e supply chain, acaba de se mudar para o nº 44 da Rua Camilo Castelo Branco

    A Efficio Consulting, consultora mundial especializada em procurement e supply chain, acaba de se mudar para o nº 44 da Rua Camilo Castelo Branco, numa operação de arrendamento de escritórios em que a CBRE representou o proprietário do edifício, um investidor privado.

    O espaço em questão situa-se nos últimos andares do edifício, pisos 7 e 8, este último com um agradável terraço com vista rio. A área ocupada corresponde a 832 m2, num escritório com fit out pronto a entrar e sem necessidade de qualquer obra. Localiza-se em pleno coração de Lisboa, no prime CBD, a zona de maior prestígio da capital, que vai dos Avenida da Liberdade à Praça Duque de Saldanha.

    A Efficio Consulting, empresa que tem vindo a crescer em Portugal após a sua entrada em 2023 e que tem o objectivo de duplicar a sua dimensão a cada três a quatro anos, desloca-se, assim, de um flex no Marquês de Pombal, que era uma solução temporária, para integrar este edifício de forma definitiva.

    Wolfgang Rueth, director da Efficio Consulting responsável pelo escritório de Lisboa, refere que “estamos muito contentes de ter encontrado um escritório numa localização de prestígio no centro de Lisboa, e de fácil acesso. Para atrair colaboradores altamente qualificados é extremamente importante providenciar escritórios confortáveis num ambiente agradável, tendo a nossa escolha recaído sobre um edifício que reúne estas características.”
    “Esta operação representa um dinamismo que está a marcar o mercado de escritórios, o que torna evidente que Portugal continua a ser atractivo ao investimento estrangeiro e a ser um destino de expansão e crescimento de operações. A Efficio Consulting beneficiou, com esta operação, de um produto totalmente acabado, de alta qualidade, em pleno coração do centro de negócios da cidade”, comenta André Almada, senior diretor Offices, na CBRE Portugal.

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