Manuel Gameiro Silva e Catalin Lungu, presidente da REHVA
Professor da UC recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA
Júri justificou escolha com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio de Excelência Profissional em Ciência, da REHVA, em Instambul, sendo a primeira ve que este prémio internacional é entregue a um cientista português.
Manuel Gameiro da Silva, também director da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e coordenador da Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC, foi proposto para o galardão pela Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros, a entidade que representa Portugal na REHVA.
A REHVA, sediada em Bruxelas, é a Federação das Associações Europeias de Engenharia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), representando um universo de mais de 100 mil engenheiros europeus. Nos últimos 19 anos, o Prémio de Excelência Profissional em Ciência já reconheceu 28 cientistas. Anualmente, podem ser distinguidas até duas personalidades a nível europeu.
O júri justificou a escolha do único premiado deste ano com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios. O prémio foi entregue por Catalin Lungu, presidente da REHVA, durante a Assembleia Geral desta federação.
O prémio foi entregue no âmbito da conferência Climamed 2024, uma organização conjunta das associações de engenharia de AVAC de Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia e que decorreu também em Istambul a conferência Climamed 2024.