Manuel Gameiro Silva e Catalin Lungu, presidente da REHVA
Professor da UC recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA
Júri justificou escolha com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios
CONSTRUIR
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
Site da RE/MAX Portugal regista mais 3 milhões de visitas em Agosto
Conversa com arquitecto David Adjaye encerra exposição sobre Paulo Mendes da Rocha
Greenvolt fecha acordo para venda de portfólio em Itália por 18,7 M€
Geberit anuncia novos webinars de formação até ao final do ano
Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio de Excelência Profissional em Ciência, da REHVA, em Instambul, sendo a primeira ve que este prémio internacional é entregue a um cientista português.
Manuel Gameiro da Silva, também director da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e coordenador da Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC, foi proposto para o galardão pela Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros, a entidade que representa Portugal na REHVA.
A REHVA, sediada em Bruxelas, é a Federação das Associações Europeias de Engenharia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), representando um universo de mais de 100 mil engenheiros europeus. Nos últimos 19 anos, o Prémio de Excelência Profissional em Ciência já reconheceu 28 cientistas. Anualmente, podem ser distinguidas até duas personalidades a nível europeu.
O júri justificou a escolha do único premiado deste ano com base no reconhecimento das suas “notáveis” realizações científicas e pelas suas “contribuições” para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios. O prémio foi entregue por Catalin Lungu, presidente da REHVA, durante a Assembleia Geral desta federação.
O prémio foi entregue no âmbito da conferência Climamed 2024, uma organização conjunta das associações de engenharia de AVAC de Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia e que decorreu também em Istambul a conferência Climamed 2024.