Dstgroup, UMinho Exec e IB-S debatem futuro da construção
A conferência que se realiza no âmbito da Semana da Economia de Braga, debate Insegurança, Industrialização, IA e Sustentabilidade na construção. O encontro é promovido pelo Dstgroup em parceria com a UMinho Exec e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Dstgroup, em parceria com a UMinho Exec e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), vai dinamizar um dia de conferências e debates amanhã, dia 22 de Maio, no Fórum Braga, inserido no tema central da Semana da Economia de Braga: “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento | Estratégias de Desenvolvimento Empresarial”.
Entre os oradores confirmados estão Stefan Wolff, professor de Segurança Internacional na Universidade de Birmingham, o tenente-coronel Jorge Rodrigues, especialista em Segurança e Defesa com vasta experiência em missões internacionais, John Fedden, colaborador do AI Enable Group e especialista em Inteligência Artificial aplicada à construção e Carlos Bausá Martinéz, director de Sustentabilidade na Zaha Hadid Architects e ainda um representante da Fundação Norman Foster, que lidera projectos inovadores de construção modular e design sustentável.
Durante a manhã, a UMinho Exec dinamizará discussões centradas no tema “Insegurança Internacional e Economia”, onde serão debatidas a geopolítica e segurança, a transição energética e o futuro da educação, abordando as estratégias necessárias para enfrentar os desafios globais e locais.
A tarde será dedicada a discutir a visão da construção moderna, num painel intitulado “A ‘já não tão futurista’ visão da construção: IA, Industrialização e Sustentabilidade”, com um painel de convidados que inclui profissionais das áreas da engenharia e construção, economia, política e arquitectura, que irão partilhar as suas perspectivas sobre os desafios e estratégias para um futuro mais sustentável e inovador.
Este segmento, organizado em parceria com o IB-S, vai encerrar com uma mesa-redonda que contará com a participação de Eduardo Borges Pereira, John Fedden e Carlos Bausá Martinéz, que vão abordar e discutir as tendências e desafios emergentes na construção sustentável, inteligência artificial e inovação industrial.
“As empresas têm uma forma de se salvarem. Com mais ciência, mais conhecimento e com uma consciência mais prospectiva e menos reactiva. Felizmente o tecido empresarial da região tem um sistema científico consolidado, nomeadamente em torno da Universidade do Minho, e a escola de negócios UminhoExec assim como o IB-S são um apoio imprescindível para a competitividade empresarial”, destaca José Teixeira, presidente do Dstgroup.
A 7.ª Semana da Economia de Braga, organizada pela InvestBraga, visa promover o debate de ideias entre agentes económicos, instituições e cidadãos, com foco na inovação sustentável e na gestão de talento como motores de desenvolvimento empresarial.