Dstgroup, UMinho Exec e IB-S debatem futuro da construção
A conferência que se realiza no âmbito da Semana da Economia de Braga, debate Insegurança, Industrialização, IA e Sustentabilidade na construção. O encontro é promovido pelo Dstgroup em parceria com a UMinho Exec e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
O Dstgroup, em parceria com a UMinho Exec e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), vai dinamizar um dia de conferências e debates amanhã, dia 22 de Maio, no Fórum Braga, inserido no tema central da Semana da Economia de Braga: “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento | Estratégias de Desenvolvimento Empresarial”.
Entre os oradores confirmados estão Stefan Wolff, professor de Segurança Internacional na Universidade de Birmingham, o tenente-coronel Jorge Rodrigues, especialista em Segurança e Defesa com vasta experiência em missões internacionais, John Fedden, colaborador do AI Enable Group e especialista em Inteligência Artificial aplicada à construção e Carlos Bausá Martinéz, director de Sustentabilidade na Zaha Hadid Architects e ainda um representante da Fundação Norman Foster, que lidera projectos inovadores de construção modular e design sustentável.
Durante a manhã, a UMinho Exec dinamizará discussões centradas no tema “Insegurança Internacional e Economia”, onde serão debatidas a geopolítica e segurança, a transição energética e o futuro da educação, abordando as estratégias necessárias para enfrentar os desafios globais e locais.
A tarde será dedicada a discutir a visão da construção moderna, num painel intitulado “A ‘já não tão futurista’ visão da construção: IA, Industrialização e Sustentabilidade”, com um painel de convidados que inclui profissionais das áreas da engenharia e construção, economia, política e arquitectura, que irão partilhar as suas perspectivas sobre os desafios e estratégias para um futuro mais sustentável e inovador.
Este segmento, organizado em parceria com o IB-S, vai encerrar com uma mesa-redonda que contará com a participação de Eduardo Borges Pereira, John Fedden e Carlos Bausá Martinéz, que vão abordar e discutir as tendências e desafios emergentes na construção sustentável, inteligência artificial e inovação industrial.
“As empresas têm uma forma de se salvarem. Com mais ciência, mais conhecimento e com uma consciência mais prospectiva e menos reactiva. Felizmente o tecido empresarial da região tem um sistema científico consolidado, nomeadamente em torno da Universidade do Minho, e a escola de negócios UminhoExec assim como o IB-S são um apoio imprescindível para a competitividade empresarial”, destaca José Teixeira, presidente do Dstgroup.
A 7.ª Semana da Economia de Braga, organizada pela InvestBraga, visa promover o debate de ideias entre agentes económicos, instituições e cidadãos, com foco na inovação sustentável e na gestão de talento como motores de desenvolvimento empresarial.