APAL apresenta estratégia para 2024 em linha com directiva da UE
O plano de acção apresenta o alumínio como matéria-prima estratégica para a transição ecológica “made in Europe” alinhado ao compromisso da Directiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) em atingir a neutralidade climática até 2045
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A Associação Portuguesa do Alumínio, APAL assinala o arranque de 2024 com o lançamento da nova campanha institucional para promover as potencialidades do alumínio nos sectores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, para alcançar uma sociedade neutra em carbono. A estratégia para 2024 está alinhada às normas impostas pela legislação europeia para promover a sustentabilidade empresarial no mercado português, promovendo o alumínio como um material potencial para atingir a neutralidade de carbono até 2045 junto das organizações.
A APAL pretende promover toda a indústria do alumínio junto do mercado português e reforçar as potencialidades do alumínio como o material do futuro. O alumínio permite a mobilidade eléctrica e contribui para a construção de edifícios sustentáveis, de acordo com o relatório da Associação Europeia do Alumínio está previsto o aumento potencial de 30% na procura de alumínio até 2040, ao impulsionar a adopção de tecnologias sustentáveis. Outro dos argumentos inscreve-se ao nível da ‘energia’, actualmente a produção e utilização de energia são responsáveis por 75% das emissões de gases com efeito de estufa e a utilização do alumínio contribui para a transição de uma economia mais verde e necessária para uma sociedade com emissões liquidas zero.
O presidente da APAL, Rui Abreu, salienta que “a nova campanha reforça a estratégia da APAL para este ano, que visa promover o potencial do alumínio como um material reciclável e que contribui para a sustentabilidade em diferentes sectores. É para nós muito importante fazer passar a mensagem que o alumínio é um elemento estratégico para tornar a sociedade europeia (e o mundo) numa sociedade neutra em carbono. Não esquecer que a União Europeia, e todos nós, temos como meta para a neutralidade em carbono o ano de 2050. O alumínio faz parte da solução. Estamos prontos.”
O alumínio surge assim como um material importante a integrar ao longo das cadeias de valor das empresas e fornecedores, de forma a atingir às exigências a nível ambiental e social e diminuindo os riscos climáticos. Em destaque na nova campanha está a durabilidade, leveza, preservação da qualidade do ar e o facto de o alumínio não ser inflamável, promovendo, assim, a redução da pegada ecológica e uma economia baseada na circularidade.
Com o lançamento da campanha o ano passado, Alumínio Infinitamente Reciclável, a APAL desencadeou múltiplas acções de sensibilização para a sustentabilidade, com foco nas vantagens da utilização do alumínio como material circular em diversos sectores, nomeadamente, foi a patrocinadora exclusiva do lançamento do 1º Caderno de Encargos Livre de Petróleo do Portal de Construção Sustentável. Neste sentido, este novo conceito contribui para definir uma construção mais sustentável ajudando a atingir uma economia circular no sector.