FEP homenageia arquitecto responsável pelo seu edifício
Assim, no dia 23 de Fevereiro, às 18 horas, o Salão Nobre da instituição será palco de uma conversa sobre os pormenores arquitectónicos desta obra, com a participação do arquitecto Pedro Martins, responsável pela obra de reabilitação do edifício, Sérgio Fernandez, arquitecto que colaborou com Alfredo Viana de Lima, bem como os professores Ana Paula Delgado e José Varejão
CONSTRUIR
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
JLL e CBRE comercializam Arquiparque 7
AMT identifica riscos que podem comprometer o andamento dos projectos ferroviários
Idealizado pelo arquitecto Alfredo Viana de Lima para ser um espaço propício ao estudo e ensino, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto é hoje um edifício reconhecido como Monumento de Interesse Público pela Direcção-Geral do Património Cultural. No âmbito das celebrações do seu 70º aniversário, a FEP vai promover, até Maio de 2024, uma série de eventos, incluindo um ciclo de conferências que abordam diversos temas. A próxima sessão será dedicada ao 50º aniversário do edifício da FEP, inaugurado em junho de 1974.
A entidade destaca que “a coerência formal e a qualidade arquitectónica são o melhor testemunho da mestria do seu criador, que desenhou aquela que é hoje uma obra de destaque na história da arquitectura moderna portuguesa, que se impõe na cidade, tanto pela escala como, e sobretudo, pela importância institucional”.
Assim, no dia 23 de Fevereiro, às 18 horas, o Salão Nobre da instituição será palco de uma conversa sobre os pormenores arquitectónicos desta obra. O arquitecto Pedro Martins, responsável pela obra de reabilitação do edifício, juntar-se-á a Sérgio Fernandez, arquitecto que colaborou com Alfredo Viana de Lima, bem como aos professores Ana Paula Delgado e José Varejão.
Viana de Lima procurou criar um edifício com diversos espaços que permitissem aos estudantes conviverem com colegas ou estarem sozinhos, de acordo com a sua personalidade e vontade. Ana Paula Delgado, professora da FEP, desde a inauguração da obra, afirma que “o edifício é muito confortável, possui amplos corredores e muitas áreas envidraçadas, que servem tanto como espaços de trabalho como de convívio”.
Ao longo destes 50 anos, foram realizadas algumas alterações para atender a necessidades que não foram previstas no projecto original, como a instalação de equipamentos informáticos ou a substituição do pavimento. A reabilitação concluída no final de 2017 visou melhorar as condições de conforto e dar resposta ao crescimento da FEP, especialmente no que diz respeito à oferta de cursos e alunos.