Processo EX SAAL em documentário e em debate no CCB
O documentário Processo EX SAAL aborda as expectativas dos moradores de três bairros construídos no âmbito do Serviço de Ambulatório de Apoio Local (SAAL). Este é o ponto de partida para o debate que reúne arquitectos, realizadores e a vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Câmara Municipal de Lisboa promove, em parceria com o Centro Cultural de Belém, a estreia do documentário intitulado Processo EX SAAL no dia 18 de Janeiro, às 18h30. A abertura da sessão conta com a presença da vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, e dos arquitectos Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL) e Alexandra Paio (ISCTE-IUL).
O documentário Processo EX SAAL aborda as expectativas dos moradores de três bairros construídos no âmbito do Serviço de Ambulatório de Apoio Local (SAAL) que aguardam a regularização da grave situação de degradação social e urbanística existente nos locais de implantação das construções promovidas no Bairro Horizonte, Carlos Botelho e Portugal Novo.
O filme aborda os desafios que se colocaram às arquitecturas construídas ao abrigo das políticas públicas de habitação do século XX em Lisboa, retractadas na exposição Habitar Lisboa, a decorrer na Garagem Sul do CCB.
As filmagens do documentário decorreram durante o início da regularização das habitações, entre Dezembro de 2022 e Fevereiro de 2023, tendo os moradores aceitado abrir as portas das próprias casas, expondo ao olhar de estranhos os medos e as incertezas gravados em expressões de rostos cansados pelo tempo de espera, longo, de perto de 40 anos.
À apresentação do filme seguir-se-á um debate com Luís Alves de Matos e Pedro Sousa (realizadores do documentário), Delfim Sardo (curador da exposição O processo SAAL: Arquitectura e Participação, 1974–76) e Nuno Grande (organizador dos debates Ambulatório — SAAL Norte), moderado por Marta Sequeira (curadora da exposição Habitar Lisboa).