CCB / Building Stories / 2018
Processo EX SAAL em documentário e em debate no CCB
O documentário Processo EX SAAL aborda as expectativas dos moradores de três bairros construídos no âmbito do Serviço de Ambulatório de Apoio Local (SAAL). Este é o ponto de partida para o debate que reúne arquitectos, realizadores e a vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara Municipal de Lisboa promove, em parceria com o Centro Cultural de Belém, a estreia do documentário intitulado Processo EX SAAL no dia 18 de Janeiro, às 18h30. A abertura da sessão conta com a presença da vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, e dos arquitectos Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL) e Alexandra Paio (ISCTE-IUL).
O documentário Processo EX SAAL aborda as expectativas dos moradores de três bairros construídos no âmbito do Serviço de Ambulatório de Apoio Local (SAAL) que aguardam a regularização da grave situação de degradação social e urbanística existente nos locais de implantação das construções promovidas no Bairro Horizonte, Carlos Botelho e Portugal Novo.
O filme aborda os desafios que se colocaram às arquitecturas construídas ao abrigo das políticas públicas de habitação do século XX em Lisboa, retractadas na exposição Habitar Lisboa, a decorrer na Garagem Sul do CCB.
As filmagens do documentário decorreram durante o início da regularização das habitações, entre Dezembro de 2022 e Fevereiro de 2023, tendo os moradores aceitado abrir as portas das próprias casas, expondo ao olhar de estranhos os medos e as incertezas gravados em expressões de rostos cansados pelo tempo de espera, longo, de perto de 40 anos.
À apresentação do filme seguir-se-á um debate com Luís Alves de Matos e Pedro Sousa (realizadores do documentário), Delfim Sardo (curador da exposição O processo SAAL: Arquitectura e Participação, 1974–76) e Nuno Grande (organizador dos debates Ambulatório — SAAL Norte), moderado por Marta Sequeira (curadora da exposição Habitar Lisboa).