Cleanwatts e Universidade de Coimbra partilham conhecimento sobre transição energética
A Cleanwatts e a Universidade de Coimbra (UC) assinaram um protocolo de colaboração para desenvolver parcerias de investigação e desenvolvimento (I&D) na área da transição energética aliada à transição digital
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Entre as acções a realizar no âmbito do protocolo agora assinado inclui-se a realização de projectos de I&D e de estágios, tendo em vista o desenvolvimento de investigação e aprendizagem em contexto laboral, o desenvolvimento de trabalhos de investigação de final de curso ou de teses de doutoramento ou mestrado, candidaturas a programas de incentivo assentes em I&D, actividades científicas ou de inovação nos diversos domínios e desafios que a transição energética acarreta.
Esta iniciativa está integrada no âmbito dos programas UC Factory Academy e Cleanwatts Academy, que usufruirá do Cleanwatts Living Lab, enquanto laboratório vivo que conecta pessoas e tecnologia para o desenvolvimento de soluções aplicadas às Comunidades de Energia do futuro. “A assinatura deste protocolo é uma grande satisfação para a Cleanwatts, porque nos permite potenciar o trabalho que temos vindo a desenvolver, também no âmbito da investigação, na Cleanwatts Academy, recebendo alunos em fim de licenciatura, mestrado e doutoramento, para desenvolverem as suas teses de investigação connosco, em contexto laboral e aplicadas aos desafios actuais e futuros, no seio da nossa equipa e integrados nos nossos desafiantes projectos”, refere Luísa Matos, chief innovation and product officer e co-fundadora da Cleanwatts. A responsável destaca ainda que tem “as melhores expectativas relativamente a esta parceria, que está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts de contribuir para a transição energética, aliada à transição digital, e para um futuro mais verde, um objetivo que que passa, necessariamente, também, pela Academia, pelo I&D e pela transferência de saber”.
Para o acompanhamento e implementação do protocolo foi criada uma comissão de acompanhamento, composta por um representante da UC e um representante da Cleanwatts, que ficam com a responsabilidade de definir, coordenar e acompanhar, no início de cada ano lectivo, o plano de actividades a desenvolver. Para cada uma das áreas e domínios de colaboração será formalizado um plano de intervenção.
“É com muito agrado que celebramos esta parceria, que congrega dois pilares essenciais da identidade de Universidade de Coimbra: a produção e transferência de conhecimento para a sociedade e o empenho no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável do planeta (em que a transição energética assume um papel determinante)”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “A missão de uma universidade como a nossa não se esgota nos nossos campi. Temos muito a ganhar com a partilha de conhecimentos entre a academia e o sector empresarial. E acredito que este acordo com a Cleanwatts pode ser bastante frutuoso para ambas as partes”, acrescenta.