Knauf Insulation acelera na transição energética
A empresa publicou o seu Relatório Anual de Sustentabilidade onde destaca a redução em 8,2% o carbono incorporado nos seus produtos em relação a 2021 e o aumento da percentagem de conteúdo reciclado na sua lã mineral de 11% em 2021 para 13% em 2022

CONSTRUIR
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
A Knauf Insulation tornou públicos os dados que confirmam o seu progresso em direcção a soluções climaticamente neutras ou zero: reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa em 8,2% em 2022, e está no bom caminho para em 2025 ter conseguido reduzir o carbono incorporado nas suas soluções de isolamento em 15% em relação a 2021.
Durante o último exercício, as emissões de fontes próprias geradas nas fábricas da Knauf Insulation foram reduzidas em 0,6%, as emissões indirectas produzidas pela electricidade consumida e adquirida pela empresa e o aquecimento e arrefecimento em 63%, e em 1,9% o resto das emissões geradas na cadeia de valor do grupo (viagens de funcionários, viagens de negócios…).
Em 2022, a Knauf Insulation também melhorou a percentagem de conteúdo reciclado da sua lã mineral de rocha, passando de 11% em 2021 para 13%. Além disso, reduziu em 14% o consumo de água e na Europa as suas embalagens já contêm 30% de conteúdo reciclado.
Em relação à Taxa Total de Incidentes Registráveis (TRIR), esta passou de 9,1 em 2019 para 5,9 em 2022, o que confirma o compromisso da empresa em colocar as pessoas em primeiro lugar.
“Colocamos a sustentabilidade no centro de cada projecto, objectivo comercial e comunicação. Ou seja, implementamos uma mudança cultural importante”, destacou Marc Bosmans, director de Sustentabilidade da Knauf Insulation. “Agora, desde o chão da fábrica até à agenda em cada sala de reuniões, podemos dizer que a sustentabilidade impulsiona todos os aspectos do sucesso do nosso negócio”, acrescentou.
Este relatório nomeia, em particular, duas histórias de sucesso da Knauf Insulation Iberia: a Casa Sophia, que possui a certificação Passivhaus Premium e o certificado GREEN (“Five Leaves”) do Green Building Council Spain, tornando-se, graças às soluções Knauf e Knauf Insulation, um dos edifícios mais sustentáveis da Europa; e uma casa passiva industrializada projectada pela CSO Arquitectura, que incorpora a fachada leve Passivhaus da Knauf Insulation. Ambas as casas estão localizadas na zona de Madrid.
“Há muito trabalho a fazer, porque a Knauf Insulation está a crescer. No entanto, acreditamos que estamos a acelerar a transição dos combustíveis fósseis, aumentando a eficiência e garantindo que as nossas soluções têm uma baixa pegada de carbono”, afirmou Oscar del Rio, director geral da Knauf Insulation Iberia.