
CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A Feira Internacional da Construção, Tektónica, promovida pela Fundação AIP e com realização na FIL, em Lisboa, caminha para sua 26ª Edição, que ocorrerá de 2 a 5 de Maio de 2024. Esta edição está a registar “um forte aumento da procura de participações de empresas e marcas, nacionais e internacionais”, que cada vez mais perspectivam a Tektónica como um “marketplace e um ponto de encontro” dos profissionais do sector.
Com a presença já assegurada de alguns dos principais representantes do mercado, a Tektónica 2024 regista “indicadores que antecipam, também, o aumento de visitantes face à sua última edição”. De recordar que já em 2023 a organização duplicou a área total de exposição de forma a fazer face ao aumento da procura. De salientar que cerca de 30% do total dos expositores foram de novas empresas e marcas que marcaram presença na feira pela primeira vez.
Em 2024, a organização prevê dar, ainda maior, destaque ao Programa de Compradores Internacionais, dando assim sequência à edição de 2023, onde foram concretizadas 200 reuniões presenciais.
De destacar, igualmente, a vertente B2C da Tektónica, onde a apresentação directa de produtos e de novas soluções ao consumidor final, permite não só antecipar a reacção do mercado, como gerar dinâmica de vendas.
Acompanhando o panorama de constante evolução no sector da Construção, considerando tendências e as novas tecnologias, bem como as mudanças que apontam para um horizonte onde convergem a inovação e a sustentabilidade, a Tektónica apresenta-se sectorizada nas áreas: Materiais, Máquinas e Equipamentos; Pavimentos e Revestimentos + Pedra Natural; Eficiência Energética; Banho e Cozinha; Equipamentos de Exterior; Serviços – e convoca um perfil de Visitante maioritáriamente composto por Construtores, Arquitectos, Engenheiros, Empreiteiros, Instaladores, Integradores, Grossistas, Retalhistas, Autarquias e Consumidor final.
Mais uma vez, a Tektónica, realizar-se-á, em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, evento que acrescenta mercado ao sector da Construção, através da presença de promotores e investidores imobiliários, bem como do incremento da participação de gabinetes de arquitectura e engenharia, consultores imobiliários, entre outros agentes.