Porto avança para nova requalificação do espaço público em Campanhã
A intervenção prevê o redesenho do espaço público, melhorando a acessibilidade e circulação pedonal e qualificando o ambiente urbano, numa área de cerca de 5300 m2
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O investimento municipal na requalificação do espaço público prossegue em Campanhã, com a empreitada de requalificação que envolve a Rua da Levada e as Travessas da Levada e São Pedro. A intervenção prevê o redesenho do espaço público, melhorando a acessibilidade e circulação pedonal e qualificando o ambiente urbano, numa área de cerca de 5300 metros quadrados (m2).
Da responsabilidade da empresa municipal Águas e Energia do Porto, a operação representa um investimento superior a dois milhões de euros e tem como principal objectivo “reduzir a pobreza e a exclusão, promovendo o acesso à habitação, ao espaço e aos serviços públicos, à saúde e bem-estar e à qualidade de vida”.
Este investimento, numa zona mais desfavorecida da cidade, irá melhorar as condições de vida de famílias em situação de precariedade habitacional, tal como sublinhou, no arranque da empreitada, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto. “A grande mais-valia desta obra é o facto de integrar as soluções técnicas de aproveitamento e melhoria das infraestruturas hidráulicas, com as acções de requalificação do espaço público e a melhoria das condições de vida da população”.
Os trabalhos, que prosseguem e que, por isso, necessitam do prolongamento de alguns condicionamentos de trânsito na zona contempla a renovação dos pavimentos, que resultará na resolução de problemas causados pela inexistência de soluções de encaminhamento e recolha de águas pluviais.
Serão, também, melhoradas as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais. Deste modo, conseguir-se-á, igualmente, privilegiar e melhorar a circulação pedonal, reduzindo a faixa viária e criando zonas de estacionamento, bem como incluir sinalização horizontal e vertical e, ainda, renovar e reforçar a iluminação pública. A este nível, tanto a iluminação pública como a iluminação cénica recorrerão a tecnologia LED.