CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os edifícios e a sua construção têm um impacto significativo no ambiente. É, por isso, essencial, desenvolver uma estratégia sustentável que tenha em conta o impacto ambiental, social e económico dos edifícios.
Um destes exemplos são as soluções de climatização eficientes que a Rehau instalou na adega de Santo António, localizada na região do Alto Douro Vinhateiro (ADV), ao longo do rio Douro.
A escolha foi do próprio proprietário e engenheiro do projecto, João Sousa, e do arquitecto Sérgio Rebelo, que confiaram nas soluções eficientes e na tecnologia da Rehau para reduzir o impacto ambiental da adega, nomeadamente com a instalação da sonda verde Raugeo Pe-Xa e do sistema Raugeo Rautherm Speed com controlo Nea Smart 2.0.
“Graças à aplicação destas soluções eficientes, foi possível reduzir significativamente o consumo de energia. O consumo de energia foi limitado em 60MWh/ano (-48%) e as emissões de CO2 foram reduzidas em 21,8 tCO2”, reforça a marca.
O sistema Raugeo aproveita o potencial da energia geotérmica, utilizando a temperatura armazenada no solo para aquecer ou arrefecer os espaços das caves. “Graças a esta tecnologia sustentável, é garantida uma temperatura óptima durante todo o ano, sem depender de combustíveis fósseis e minimizando o impacto ambiental e visual”, afirma a empresa.
Já a sonda geotérmica verde Raugeo PE-Xa tem como “característica especial” o facto de ser constituída por um tubo contínuo de polietileno reticulado, sem cortes nem soldaduras dentro do furo e de na extremidade se encontrar o pé da sonda com um invólucro especial fabricado em resina de poliéster reforçada com fibras de vidro para evitar danos durante a inserção da sonda no furo.
Para uma distribuição eficaz do calor e do arrefecimento, foi também utilizado o sistema Rautherm Speed com painel de isolamento Rautherm Speed 30-2. Esta solução destaca-se pela sua “eficiência, segurança e elevada qualidade”, uma vez que distribui uniformemente o calor ou o frio para criar diferentes zonas de conforto, conseguindo ao mesmo tempo uma elevada poupança de energia.
De forma a completar a solução a gestão da climatização da adega, foi, ainda, colocado o termóstato Nea Smart 2.0, que “impressiona não só pela sua tecnologia de ponta, mas também pelo seu design minimalista e atractivo, pela facilidade de utilização e pelas inúmeras funções inteligentes.
A instalação destas soluções permitiu que a adega de Santo António ganhasse vários prémios de arquitectura, nomeadamente os prémios anuais “Jury Winner” e “Popular Choice Winner” na categoria Unbuilt Hospitality dos A+ Awards, atribuídos pela revista Architizer, e o prémio “World Architecture Festival” na categoria “Leisure-Led Development: Future Projects”. No domínio da sustentabilidade, foi, ainda, distinguido com o prémio de honra para o projecto de construção mais sustentável, atribuído pelo BuiltColab.