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    Espaço de coworking no A’Tower construído pela Vector Mais

    Com projecto da arquitecta Rita Pinto Ribeiro, o escritório partilhado de 200 m2, dividido por dois pisos, é dedicado às novas equipas do promotor imobiliário. Pensado como um espaço “ecléctico e diferenciado”, pretendia-se que “reflectisse os valores da marca”

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    Com projecto da arquitecta Rita Pinto Ribeiro, o escritório partilhado de 200 m2, dividido por dois pisos, é dedicado às novas equipas do promotor imobiliário. Pensado como um espaço “ecléctico e diferenciado”, pretendia-se que “reflectisse os valores da marca”

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    O complexo residencial A’Tower, nas Amoreiras, promovido pela Vanguard Properties, vai contar com um espaço de coworking que segue “a mesma linguagem intemporal das áreas comuns do edifício de apartamentos”. Construído pela Vector Mais, com projecto da arquitecta Rita Pinto Ribeiro, o escritório partilhado de 200 metros quadrados (m2), dividido por dois pisos, é dedicado às novas equipas do promotor imobiliário.

    Segundo José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, este espaço vai albergar três novas áreas de negócio – procurement, gestão de empreitadas, facilities management e after sales num total de 12 quadros e pretende-se que seja um “espaço moderno, confortável, muito bem localizado e tecnologicamente avançado”

    “A Vector Mais, assegurou-nos, uma vez mais, que podemos dedicar-nos ao nosso negócio sabendo que no prazo acordado iríamos receber as instalações de que necessitávamos, cumprindo na integra a missão que lhe foi confiada, no orçamento e qualidade desejados”, reiterou. 

    Duarte Aires, CEO da Vector Mais, reforça este compromisso entre a Vanguard Properties e a empresa de construção. “Para a Vector Mais é um orgulho ter construído este espaço de coworking da Vanguard Properties, dando forma a um ambiente de trabalho ‘fora da caixa’, que se enquadra na perfeição no espírito inovador do promotor imobiliário.”

    No piso inferior encontram-se as salas de reunião, uma phone booth e a cafetaria com uma zona para sociabilização com matraquilhos. Já no piso superior, a maioria da área é dedicada às ilhas de trabalho e onde também foram instaladas duas phone booths e sofás para reuniões informais.

    Ao nível de construção e acabamentos destacam-se os biombos com elementos com elementos cerâmicos e Burel e as divisórias em madeira da Bamer Portugal, como igualmente as escadas revestidas a metal e os tectos com instalações técnicas à vista no piso superior.

    Rita Pinto Ribeiro, responsável pelo projecto refere que “a ideia inicial foi a criação de um espaço ecléctico e diferenciado, que reflectisse os valores da marca e onde a arte surge como complemento potenciador de um espaço de trabalho desenhado a pensar no utilizador, na experiência e no bem estar”.

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    Edifício Q51 - Quinta da Fonte
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    Q51 na Quinta da Fonte é primeiro edifício de escritórios a receber a BREEAM “Outstanding”

    Savills Portugal assessorou a Acacia Point Capital Advisors no processo de certificação BREEAM In-Use Part I do Edifício Q51 na Quinta da Fonte.
    Este é o primeiro edifício totalmente destinado a escritórios em Portugal a obter a certificação BREEAM In-Use Part I, com a classificação “Outstanding”, posicionando-o como uma “referência nacional” em sustentabilidade e eficiência energética no sector imobiliário corporativo. No processo de certificação, a Savills assessorou a Acacia Point Capital Advisors

    A Savills Portugal assessorou a Acacia Point Capital Advisors no processo de certificação BREEAM In-Use Part I do Edifício Q51 na Quinta da Fonte. Este é o primeiro edifício totalmente destinado a escritórios em Portugal a obter a classificação “Outstanding”, o mais alto nível de certificação, posicionando-o como uma “referência nacional” em sustentabilidade e eficiência energética no sector imobiliário corporativo.

    Com uma área certificada de aproximadamente 4.434 metros quadrados (m2), o edifício distribui-se por dois pisos subterrâneos com estacionamento, quatro pisos de escritórios e um piso técnico. A certificação BREEAM In-Use, reconhecida internacionalmente, avalia o desempenho ambiental de edifícios existentes, incentivando melhorias contínuas e assegurando que os activos cumpram os mais elevados padrões de sustentabilidade.

    Luis Rocha Antunes, director geral da Acacia Point Capital Advisors Portugal afirma estar “extremamente orgulhoso” do trabalho realizado. “Conseguir a certificação total do edifício segundo os exigentes padrões do BREEAM não é uma tarefa fácil, especialmente porque certificámos tanto as áreas privadas como as áreas comuns. Este feito reforça a posição da Quinta da Fonte como o parque de escritórios mais sustentável de Portugal”, salienta.

    Também Márcia Duarte, BREEAM In-Use assessor da Savills Portugal, sublinha tratar-se de um “marco” para o mercado de escritórios em Portugal. “Este resultado reflecte um compromisso claro com a sustentabilidade e a eficiência operacional dos edifícios, alinhando-se com as exigências crescentes dos ocupantes e investidores. O Q51 destaca-se não só pelo seu desempenho ambiental, mas também pelo impacto positivo que cria para os seus utilizadores e para a envolvente”, acrescenta.

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    Comitiva Greater Porto
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    Gaia lança Observatório Imobiliário no Mipim

    Além de notícias de actualidade, este espaço inclui um painel de estatísticas de mercado, cujos indicadores “permitem a todos os interessados aceder de forma gratuita a dados actualizados sobre as tendências no mercado de arrendamento, compra e venda e de promoção imobiliária no municipio

    Foi apresentado esta quinta-feira, dia 13 de Março, no Mipim, em Cannes, o Observatório Imobiliário de Gaia. Além de notícias de actualidade, este espaço inclui um painel de estatísticas de mercado, desenvolvidas pela Confidencial Imobiliário propositadamente para esse efeito, cujos indicadores “permitem a todos os interessados aceder de forma gratuita a dados actualizados sobre as tendências no mercado de arrendamento, compra e venda e de promoção imobiliária em Gaia”, indica o município.

    Os dados mais recentes mostram uma forte dinâmica na atracção de investimento, sendo Gaia um dos concelhos com maior volume de novos projectos em carteira, com mais de três mil fogos em pipeline, um volume que compara com o Porto e supera Lisboa. A transformação do mercado de Gaia tem reflexos na valorização desse mercado, onde em média as transacções de fogos novos superam os 3.700 euros/m2. Apesar disso, Gaia mantém-se como um mercado com capacidade para oferecer habitação acessível, tendo um preço médio abaixo da média da região do Grande Porto.

    Vila Nova de Gaia marca presença no Mipim, em conjunto com as cidades de Matosinhos e do Porto, integrados no projecto Greater Porto, que conta com uma comitiva de 18 empresas sectoriais e representantes políticos e técnicos dos três concelhos.

    Uma delegação que reflecte a “diversidade e a inovação# do tecido empresarial da região e que integra empresas a Glowing Merit, Revito, Keo, Chave Nova, Promiris, Garcia GTarcia, Lionesa, Castro Group, VPM Real Estate, Emerge Mota Engil, Avenue, Casais, Grupo IDS, Nuno Cerejeira Namora, Pedro Marinho Falcão e Associados, Antas da Cunha, Omega e Mome.

    A presença política inclui, ainda, figuras como Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Marta Pontes, vereadora do Comércio e Investimento da Câmara Municipal de Matosinhos, além de representantes de entidades como a Porto Vivo – SRU e o Conselho de Administração da Gaiurb.

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    Assinatura do acordo em Kiev
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    BEI garante apoio de 2 MM€ para reconstrução da Ucrânia

    O valor anunciado é parte do Fundo de Investimento da UE para a Ucrânia num total de 50 mil milhões de euros a ser disponibilizado até 2027. Os investimentos irão focar-se no reforço das redes energéticas, na modernização das ferrovias, na melhoraria do transporte público urbano e a sua conectividade

    O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Comissão Europeia assinaram um acordo de garantia que permitirá ao BEI investir pelo menos dois mil milhões de euros para serem aplicados de forma “urgente” na recuperação e reconstrução da Ucrânia. Em linha com as necessidades e prioridades do governo ucraniano, este financiamento faz parte do Fundo de Investimento para a Ucrânia de 50 mil milhões de euros da União Europeia para o período de 2024-2027.

    “A segurança da Ucrânia é a segurança da União Europeia. Hoje, expressamos este compromisso mais uma vez com a assinatura de acordos com a Comissão Europeia e o governo ucraniano para intensificar o nosso apoio. Isto permitir-nos-á realizar investimentos cruciais na recuperação das infraestruturas críticas e dos principais serviços públicos da Ucrânia, reforçando a resiliência do país e o seu caminho em direcção à integração na União Europeia”, afirmou Nadia Calviño, presidente do BEI, que visitou, recentemente, Kiev, onde anunciou os primeiros projectos ao abrigo da garantia do Mecanismo da Ucrânia.

    Os investimentos irão focar-se no reforço das redes energéticas da Ucrânia, incluindo as redes energéticas, a expansão da produção de energia hidroelétrica e renovável e a melhoria da eficiência energética. Serão também utilizados para modernizar as ferrovias, melhorar o transporte público urbano e actualizar a conectividade dos transportes, incluindo as Faixas de Solidariedade UE-Ucrânia e os pontos de passagem de fronteira ao longo das principais rotas de exportação.

    Além disso, o financiamento ajudará a restaurar as infraestruturas municipais, como os sistemas de água e aquecimento, a iluminação pública, bem como escolas, hospitais e instituições de ensino superior.

    Para apoiar ainda mais a implementação dos investimentos do BEI no âmbito do Mecanismo para a Ucrânia, o BEI e o governo da Ucrânia assinaram, também, um acordo para enviar uma equipa de peritos de consultoria para Kiev, que irá fornecer “experiência prática” para acelerar a preparação e execução de projectos críticos e documentos estratégicos em áreas como a energia, os transportes e a habitação, expandindo-se, depois, para outros sectores.

    Esta iniciativa está a ser entregue pelo consultor do BEI através de um pacote de consultoria JASPERS de 20 milhões de euros para a Ucrânia, financiado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelo programa de consultoria UE para a Ucrânia do BEI em 2024.

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    Como Foster+Partners transforma Old Trafford

    O design e as linhas gerais do projecto de Estádio Old Trafford entregue pelo gabinete Foster+Partners foram apresentados esta semana. O novo estádio promete ser um marco icónico e sustentável que tem por base a história do Manchester United e a identidade de Manchester

    O Manchester United revelou os planos para o novo estádio de Old Trafford, um projecto ambicioso desenvolvido pelo estúdio de arquitetura Foster + Partners. A nova infraestrutura promete elevar a experiência dos adeptos e transformar a região com um design inovador, tecnologia avançada e um forte compromisso com a sustentabilidade.
    O novo estádio será um marco globalmente reconhecido, inspirado na história do Manchester United e na identidade industrial da cidade de Manchester.

    O conceito do novo estádio inverte o modelo tradicional de design de estádios de futebol: será aberto e voltado para o exterior, com varandas panorâmicas que oferecem vistas para toda a área envolvente. Localizado no centro do distrito, será um marco globalmente reconhecível, encapsulando o espírito do Manchester United e a herança da cidade. A estrutura será caracterizada por três mastros imponentes, inspirados no tridente dos “Red Devils”, reflectindo a verticalidade do horizonte industrial de Manchester. Esses mastros sustentarão uma cobertura translúcida que envolverá o estádio, protegendo as arquibancadas e uma ampla praça pública das chuvas frequentes.

    Inspirado pela rica história da cidade, este projecto de regeneração impulsionado pelo desporto transformará uma área industrial de um milhão de metros quadrados em um distrito vibrante de uso misto, com uma rede de espaços verdes, ruas, pontes e zonas à beira-mar. Estabelecendo um novo padrão internacional para o desenvolvimento sustentável de cidades, o projecto criará conexões directas para transportes públicos e pedestres entre comunidades novas e existentes – e com o restante da cidade –, além de incorporar tecnologias de captação de água da chuva e energia renovável.

    A praça coberta contará com uma série de experiências interactivas para adeptos do Manchester United e visitantes globais. O design prevê ainda um percurso processional que levará os adeptos de uma nova estação ferroviária até a praça, criando um ponto de encontro acolhedor para eventos desportivos e comunitários.

    O novo estádio terá capacidade para 100.000 espectadores.

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    Os milhões do BEI para habitação acessível, as Casas d’Elvas da Vila Galé, Fragmentos e o Pritzker no CONSTRUIR 526 e Traço

    O anúncio do BEI e da Comissão Europeia para responder aos problemas da habitação está em destaque numa edição onde lhe contamos a história do processo encalhado da Vila Galé em Elvas. O Pritzker de 2025, Fragmentos, Bernardes Arquitectos e Burel em destaque na Traço

    BEI e CE destinam 10MM€ à habitação acessível e sustentável

    Com investimentos de 10 mil milhões de euros nos próximos dois anos, o Plano de Ação para a Habitação Acessível e Sustentável inclui o lançamento de um portal — ao estilo “balcão único”. A meta passa por entregar 1,5 milhões de casas novas ou renovadas em toda a Europa. O plano envolve parcerias para facilitar financiamento e promover habitação acessível e sustentável

    Postos de iluminação inteligentes já não são ficção
    O objectivo da Smartlamppost, fundada, entre outras, pela Metalogalva, passa por criar uma infraestrutura partilhada que integre iluminação pública, carregamento de veículos eléctricos ou pontos de WIFI

    Túnel de drenagem de Lisboa no foco do Europan
    A 18ª edição do concurso europeu recebe propostas até 29 de Junho, tendo como premissa o tema “Re-sourcing”, ou seja, projectos de regeneração que abracem a natureza e a cultura

    “No mínimo merecemos uma medalha de cortiça”
    Orgulhoso pelo trabalho de recuperação da antiga fabrica da ameixa e dos edifícios históricos do aljube, em Elvas, os administradores da Vila Galé apontam o dedo à burocracia que trava a licença de utilização das Casas d’Elvas

    TRAÇO
    PRITZKER 2025 PARA LIU JIAKUN É CELEBRAÇÃO DE VIDA

    “O projecto nasce sempre no papel, num processo criativo interno de tentativa e erro”

    Como arquitectura e o design fazem renascer o Burel

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    Cimpor recebe certificações ISO de conformidade e integridade empresarial

    A empresa foi distinguida com as certificações ISO 37301:2021 – Sistemas de Gestão da Conformidade e ISO 37001:2017 – Sistemas de Gestão Antissuborno, como reforço da sua aposta na ética e transparência nos negócios.

    A Cimpor acaba de alcançar um marco importante no seu percurso de compromisso com a transparência e ética empresarial e gestão sustentável, ao receber duas importantes certificações internacionais: ISO 37301:2021 – Sistemas de Gestão da Conformidade e ISO 37001:2017 – Sistemas de Gestão Antissuborno. Estas certificações foram entregues formalmente durante uma reunião entre a equipa da Cimpor e os auditores da empresa CPC Certification, e abrangem as operações da empresa em três continentes, nomeadamente em Portugal, Turquia, Costa do Marfim, Camarões, Roménia e Cabo Verde.

    A ISO 37301 é uma norma internacional que define os requisitos para a implementação de sistemas de gestão da conformidade nas organizações, permitindo-lhes estabelecer e manter processos eficazes para assegurar o cumprimento das leis, regulamentos e normas éticas. Esta certificação é um reflexo do esforço contínuo da Cimpor em promover práticas empresariais responsáveis, através da minimização de riscos de não conformidade e reforço da confiança entre todos os seus stakeholders.

    Por sua vez, a ISO 37001 é dedicada à implementação de sistemas de gestão antissuborno, uma ferramenta essencial para as empresas combaterem a prática de corrupção em qualquer forma, seja direta ou indireta. Com esta certificação, a CIMPOR demonstra a sua aposta em criar um ambiente de negócios transparente e ético e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e competitiva.

    Özge Aşçıoğlu, group director of internal audit, risk and compliance da Cimpor Global Holdings, destacou a importância das certificações no alinhamento da empresa com as melhores práticas internacionais. “Estas certificações são o reconhecimento do trabalho e empenho da nossa equipa para garantir a conformidade com as mais altas normas de integridade e transparência. Continuaremos a investir na melhoria contínua dos nossos processos e a promover uma cultura corporativa responsável e sustentável”, sublinhou o responsável.

    A cimenteira partilhou a sua abordagem e práticas de gestão de compliance na 13ª Conferência Anual Europeia de Compliance e Ética, organizada pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), que decorreu no início desta semana, em Lisboa. Durante o encontro, a compliance and risk management senior specialist da Cimpor, Maria Inês Mendes, e o internal audit, risk and compliance Group director da Cimpor OYAK Cement, Özge Aşçıoğlu, partilharam os desafios que as empresas enfrentam na gestão de compliance nos países africanos e as soluções para os ultrapassar.

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    Ricardo Oliveira Alves Architecture Photography and Video - Fotografia e vídeo de arquitetura VIC Properties - Prata Riverside
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    Nhood escolhida para comercialização do retalho do Prata Riverside Village

    A Nhood, foi a consultora escolhida pela VIC Properties para a comercialização em exclusivo dos espaços comerciais do Prata Riverside Village, projecto imobiliário que tem como objectivo contribuir para recuperar e requalificar a freguesia de Marvila, em Lisboa

    Projectado para ser um novo bairro à beira-rio, este projecto está a devolver a frente ribeirinha oriental à população de Marvila e aos milhares de pessoas que diariamente visitam a zona, criando, simultaneamente, uma nova comunidade com a chegada de centenas de habitantes. Com uma área bruta de construção de 128.000 m² e mais de 800 apartamentos, o Prata Riverside Village é um dos principais projectos imobiliários em Lisboa, localizado entre Marvila e o Parque das Nações. O empreendimento inclui 12 edifícios para habitação, escritórios e comércio concebidos pelo arquitecto Renzo Piano, vencedor de um prémio Pritzker.  Inspirado pelo rio, pela história e pela beleza de Lisboa, o Prata Riverside Village marca já, de forma incontornável, o skyline da cidade, transformando a experiência urbana, de uma das zonas mais trendy numa experiência de “vida de bairro”.

    Com uma vasta experiência na gestão de espaços comerciais, a Nhood será responsável, em exclusivo, por todas as operações e estratégias de comercialização dos espaços comerciais, com foco em lojas-âncora e F&B (Food & Beverage).

    “Este projecto enche-nos de orgulho, pois reafirma o papel da Nhood como uma das principais plataformas globais de soluções imobiliárias da Península Ibérica. Actualmente gerimos mais de 45 activos e a parceria com a VIC Properties reforça a confiança dos nossos parceiros na visão da Nhood para soluções imobiliárias de uso misto, e no conhecimento do mercado nacional”, afirma Susana Maia Antunes, head of leasing da Nhood,

    Com uma abordagem focada na sustentabilidade e na criação de valor para a comunidade, a Nhood está empenhada em atrair actividades comerciais que complementem o conceito do empreendimento. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de gerir a comercialização destes espaços comerciais. Acreditamos que este projecto trará um impacto positivo significativo para a área e para os seus residentes,” reforça Susana Maia Antunes.

    Segundo João Cabaça, CEO da VIC Properties, “esta parceria surge na sequência da nossa preocupação e cuidado com a comercialização dos espaços comerciais existentes no Prata. Estrategicamente, arrendamos estes espaços para que consigamos garantir que as marcas e tipo de lojas representadas no Prata, oferecem a diversidade e qualidade dos serviços que os nossos residentes e visitantes exigem. Neste sentido, iniciámos a parceria com a Nhood, que nos vai ajudar nesta missão e que, tal como nós, privilegia a sustentabilidade ambiental, económica e social junto da sociedade.”

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    OLI apresenta inovações na Alemanha para conquistar o mercado global

    A Oli marca presença na ISH de Frankfurt, a maior feira mundial de banho, construção e energia, que decorre de 17 a 21 de Março. Entre os produtos em destaque na montra alemã estará o primeiro autoclismo interior produzido com matéria-prima reciclada, “OLI 70 Plus”

    tagsISHOLI

    Na próxima semana, a OLI apresentará na Alemanha as suas últimas inovações para o espaço de banho, na ISH de Frankfurt, a maior feira mundial de banho, construção e energia, que decorre de 17 a 21 de Março. Em destaque estará o primeiro autoclismo interior produzido com matéria-prima reciclada, “OLI 70 Plus”, as placas de comando “Hallo”, “Voronoi”, “Pulse” e “Blink Mate”, a base de duche “AquaSlate”, as novas colecções de torneiras Ocean, a gama de louça sanitária “Lake” com novos acabamentos, a nova gama de lavatórios de pousar e os sistemas de duche integrado no pavimento, OLIFILOS.

    Além da tecnologia, funcionalidade, sustentabilidade e design associadas às novas propostas, a marca apresentará o OLI PRO, um serviço global dirigido a distribuidores e profissionais de instalação com vista à capacitação e formação profissional.

    Ao longo de cinco dias, a OLI estará instalada no stand D70, hall 3.0, num amplo espaço de exposição de 170 metros quadrados (o maior de sempre), com dois pisos, apostando na visibilidade da marca junto de visitantes de todo o mundo, intensificando a sua presença global.

    “A participação da OLI na ISH representa um relevante investimento em inovação, que se reflecte na apresentação de um número elevado de novos e avançados produtos para a casa de banho, num stand de grande dimensão. No total foram/serão aplicados cerca de 300 000 euros, com o objectivo da OLI consolidar o seu posicionamento de marca inovadora em mercados europeus estratégicos, como a Alemanha, França e Itália, e de expandir a sua comercialização em novas geografias do Médio-Oriente e África”, revela António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

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    Homycasa inaugura loja em Matosinhos e novo centro logístico a norte

    Homycasa apresenta nova imagem e reforça expansão com abertura de nova loja em Matosinhos e novo centro logístico no Panattony Park Porto Valongo

    A Homycasa, marca portuguesa de mobiliário e decoração com mais de 8 anos no mercado, deu mais um passo na sua estratégia de crescimento e renovação com a abertura de uma nova loja agora no Matosinhos Retail Park. A abertura do novo espaço coincidiu com a apresentação da sua nova identidade visual, um rebranding estratégico desenvolvido em parceria com a agência de design Wy Creative.

    A nova imagem da Homycasa reflecte um posicionamento mais moderno, fresco e alinhado com as tendências do sector do retalho de mobiliário, com o objetivo de fortalecer a relação da marca com os consumidores e consolidar a sua presença no mercado.

    O rebranding da Homycasa surge num contexto de crescimento sustentado e ajusta-se às novas expectativas dos consumidores, priorizando uma experiência de compra mais intuitiva, uma comunicação de marca mais envolvente e um ambiente de loja mais atractivo.

    “Acreditamos que esta renovação da identidade é essencial para reforçar a percepção da marca como uma referência no sector do mobiliário e da decoração em Portugal. Este rebranding permitiu-nos criar uma imagem mais contemporânea e impactante, sem perder a essência que nos define: qualidade, funcionalidade e preços acessíveis”, refere Michael Gameiro, CEO da Homycasa.

    A nova loja no Matosinhos Retail Park tem cerca de 1560m2 e foi concebida para proporcionar uma experiência de compra envolvente e intuitiva, onde os clientes podem explorar uma vasta oferta de mobiliário e decoração para todos os estilos de vida. O espaço apresenta uma organização mais segmentada, favorecendo uma experiência e permitindo que os consumidores encontrem soluções adaptadas às suas necessidades de forma mais rápida e eficiente.

    Além da nova loja, a empresa anunciou um passo significativo na expansão da sua infraestrutura logística, com a escolha do Panattoni Park Porto Valongo para a instalação do seu novo centro de distribuição. Com esta nova infraestrutura de 7.500 m², a marca reforça a sua capacidade de armazenamento, gestão de stock e eficiência logística, permitindo tempos de entrega mais curtos e um serviço ainda mais ágil e eficaz para clientes e lojas físicas.
    “A aposta numa infraestrutura logística moderna e eficiente é essencial para sustentar o crescimento da Homycasa. O Panattoni Park Porto Valongo oferece-nos as condições ideais para elevar a nossa operação, garantindo que conseguimos dar uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos nossos clientes e parceiros comerciais”, destaca Michael Gameiro.

    Actualmente, a marca conta com 8 lojas físicas e uma loja online e pretende abrir mais lojas durante este ano de 2025.

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    Prémio internacional para Smart HardHat

    Dstgroup, CENTI e DTx CoLAB conquistam prémio de inovação internacional graças ao capacete inteligente que ajuda a salvar vidas. O Smart HardHat redefine os padrões de segurança no trabalho ao incorporar sensores avançados que monitorizam em tempo real a saúde do trabalhador e as condições ambientais

    O Smart HardHat, capacete inteligente projectado pelo dstgroup e desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação, CENTI, e o DTx Digital Transformation CoLAB, foi distinguido com um prémio internacional da Organic and Printed Electronics Association, organizado durante a LOPEC 2025, que decorreu recentemente em Munique

    Este prémio representa um importante reconhecimento da inovação tecnológica aplicada à segurança no sector da construção e mineração, destacando o impacto transformador desta solução no mercado global. O Smart HardHat redefine os padrões de segurança no trabalho ao incorporar sensores avançados que monitorizam em tempo real a saúde do trabalhador e as condições ambientais, garantindo uma actuação rápida em situações de risco.

    Combinando tecnologias de sensorização impressas e comerciais, inteligência artificial e um design ergonómico, o Smart HardHat permite uma monitorização contínua dos parâmetros vitais do trabalhador (batimentos cardíacos, temperatura corporal, detecção de quedas), alertando para as alterações, simultaneamente faz uma avaliação ambiental em tempo real (como a presença de gases, níveis de ruído e temperatura), tem incorporado um sistema de localização sem GPS, permitindo o seu funcionamento em áreas sem cobertura satélite (interior, exterior e subsolo), um Botão SOS impresso e sensível ao toque para alertar as equipas de segurança em caso de emergência, permite comunicação inteligente com uma plataforma central para análise de dados e prevenção de acidentes.

    Este projecto surge no âmbito da agenda mobilizadora do PRR, R2UTechnologies Innovation Pact, e resulta da colaboração entre o dstgroup, o CENTI e o DTx CoLAB, reforçando o compromisso do grupo bracarense com a inovação tecnológica e a segurança dos trabalhadores.

    Inicialmente, o Smart HardHat será implementado nas empresas do dstgroup, com a expectativa de alargamento a nível nacional e internacional, podendo vir a tornar-se uma referência global em equipamentos de prote ção individual.

    “Esta parceria surge no âmbito do PRR e permitiu o desenvolvimento de uma ideia de inovação do departamento de segurança. Dotado de múltiplos sensores, inclusive com inteligência artificial treinada no capacete vai permitir aumentar significativamente a segurança em ambiente de obra e industrial. A actuação rápida com base na alarmística pode salvar vidas, e essa é a nossa maior motivação. O prémio conquistado na LOPEC 2025 valida o potencial deste projecto e o interesse que desperta no mercado”, explica João Daniel Pereira, responsável pelo desenvolvimento na empresa de I&D do dstgroup, a innovationpoint.

    “A materialização deste projecto representa uma aposta do dstgroup na evolução da segurança, com vista à prevenção e saúde dos trabalhadores”, acrescenta Paula Rodrigues, responsável pelo departamento de segurança do dstgroup. Com o contributo de vários elementos da equipa, esta abordagem centrada no trabalhador visa equilibrar as vantagens da tecnologia, com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, com um objectivo maior de criar locais de trabalho seguros e saudáveis.

    Para o CENTI “é essencial ver o trabalho de Investigação e Desenvolvimento ser reconhecido. Este prémio reforça a importância da investigação como resposta aos desafios das empresas e da sociedade actual, através da utilização de tecnologias de ponta”, reforça Daniela Campanhã, Investigadora do Centro.

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