DCIM100MEDIADJI_0057.JPG
Just a Change junta especialistas para debater pobreza habitacional
A organização que se dedica a reabilitar casas em pobreza habitacional, vai promover a sua primeira conferência, juntando especialistas dos sectores público e privado com vista a resolver a pobreza habitacional em Portugal
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A conferência “Sob o mesmo tecto” terá lugar na Gulbenkian, no dia 8 de Novembro, e tem “como objectivo juntar autarquias, empresas, organizações e cidadãos para trazer a Pobreza Habitacional para cima da mesa e discutir as soluções enquanto sociedade”, avança a organização em comunicado.
Entre os especialistas convidados a debater “soluções baseadas na inovação social na habitação”, estão Susana Peralta, especialista em Economia Pública, Fernando Paulo, vereador da CM Porto, Helena Roseta, arquitecta, Inês Mota, da Mota-Engil, Marta Bastos Santos, da EDP, Luís Melo Jerónimo da Fundação Gulbenkian e Marta Albuquerque do Portugal Inovação Social 2030. O encontro será encerrado pela minista da Habitação Marina Gonçalves.
“Quase meio milhão de pessoas em Portugal vivem em situações de Pobreza Habitacional, com problemas como a falta de infraestruturas básicas, como uma casa de banho ou o acesso à electricidade. Portugal é o segundo país da UE onde a mortalidade mais aumenta no inverno. Não podemos mais fingir que estamos todos em pé de igualdade quando tantos não têm um tecto digno”, afirma Simão Oom, director executivo do Just. O responsável acrescenta “é hora de falar sobre a Pobreza Habitacional e construir uma casa digna para todos. A casa é o espaço mais importante da nossa vida e a Conferência “Sob o Mesmo Teto” traz essa ideia para cima da mesa – é preciso falar sobre o problema da Pobreza Habitacional e de como todos merecemos uma habitação digna. O ponto de partida é o reconhecimento de que não estamos, de fato, sob o mesmo tecto”.
A conferência “Sob o Mesmo Teto” pretende criar “uma plataforma de informação e compreensão da realidade da Pobreza Habitacional, incluindo os desafios enfrentados por aqueles que vivem em condições precárias”. Segundo a organização cerca de 50.000 de pessoas em Portugal não têm acesso a saneamento básico e cerca de 30.000 não têm acesso a eletricidade. “O primeiro passo é consciencializar para a importância de um teto digno para todos” e “desenvolver um movimento solidário em prol da luta contra a Pobreza Habitacional”. Mas este é também um apelo à acção “conhecimento e mobilização são essenciais, mas sem acção concreta, não veremos mudança concreta. É necessário agir em várias frentes, como na implementação de políticas públicas, na promoção do direito a uma casa digna e na procura de soluções inovadoras para a Pobreza Habitacional”, defende a organização.