Rede SITIO chega às 19 localizações e entra na área de gestão de espaços
A rede nacional de espaços de cowork e coliving pretende abrir quatro novos espaços até ao primeiro trimestre de 2024, no Norte do País e em Lisboa. Além disso, vai criar uma nova área dedicada à gestão de espaços de cowork

CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
A rede nacional de espaços de cowork e coliving conta com um forte plano de expansão até 2025, abrindo quatro novos espaços de trabalho colaborativo até ao primeiro trimestre de 2024, no Norte do País e em Lisboa. Para responder às necessidades dos proprietários de edifícios no novo paradigma do workplace e à crescente tendência na criação de espaços colaborativos em Portugal, o SITIO cria ainda uma nova área dedicada à gestão de espaços de cowork, para colaborar ao lado das empresas e proprietários na rentabilização de espaços, numa perspetiva de parceria na gestão e exploração.
Após o SITIO FintechHouse – o hub de inovação financeira – na Duque de Loulé, o SITIO Setúbal e o SITIO Aveiro, inaugurados entre o final de 2022 e primeira metade de 2023, a marca vai alargar a sua rede em quatro novas localizações de cowork em Portugal até ao primeiro trimestre de 2024. Contando com um forte plano de expansão e um investimento até 5 milhões de euros até 2025 para ganhar escala e capilaridade no País, o SITIO terá novas localizações a Norte – em Guimarães e Gaia – bem como duas novas unidades em Lisboa, nas zonas de Alvalade e Oriental.
Com estas aberturas, a rede SITIO chega às 15 unidades de cowork em cinco cidades – Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro e Guimarães -, e aos actuais 6 espaços de coliving, passando a somar a criação de projecto e gestão de cerca de 26 mil m2, 2650 postos de trabalho e 65 quartos.
Para responder às necessidades do novo paradigma do workplace, o SITIO cria, ainda, uma nova área dedicada à gestão e operação de cowork, levando o seu expertise no desenho e exploração aos proprietários que pretendam rentabilizar seus activos imobiliários.
Localizado na Avenida Marechal Gomes da Costa, a “Cidade Bi4All” é o primeiro projeto da rede SITIO em matéria de coworkplace management, ficando responsável pela dinamização e operacionalização de cerca de 4400 m2 pertencentes à tecnológica dedicada à transformação digital e data science, abrindo também esta “cidade” a novas comunidades de inovação e tecnologia, num empreendimento com um estilo de vida e condições únicas em plena Lisboa.
Miguel Ricardo, general manager da rede SITIO, reforça que “foi criado um modelo replicável e atractivo para a rentabilização de espaços imobiliários que, com a democratização do trabalho híbrido e até do fullremote, vêm os seus (valiosos) metros quadrados subaproveitados. Num modelo de parceria e de exploração com receita partilhada, o SITIO oferece uma nova oportunidade de negócio para os seus proprietários e, acima de tudo, permite ainda gerar uma nova vida aos seus edifícios, com o acolhimento de novas comunidades e perfis de utilizadores”.
A próxima inauguração será o SITIO Guimarães, que se irá localizar no MITH – Minho Innovation & Technology Hub. Com cerca de 1200 m2, 202 postos de trabalho e um SITIO Café, esta unidade vai erguer-se num megaempreendimento dedicado a Work + Tech and Live com a assinatura do Grupo Casais.
Já o actual cowork em Alvalade, na Rua João Saraiva, vai estender-se no primeiro semestre de 2024 a uma nova unidade de cerca de 2200 m2. Prevista para o primeiro trimestre de 2024 está também a inauguração do SITIO Gaia, situado na Avenida da República, em frente ao El Corte Inglés, acolhendo cerca de 360 desks em 2400 m2, numa região cujos polos de inovação têm registado uma tendência crescente e forte atractividade.