CONSTRUIR
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
As Comunidades de Energia Renovável (CER) são uma resposta à transição energética e têm como principal objectivo a produção de energia local, limpa e descarbonizada, através da instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica e integrando diversos membros como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, colectividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de energia mais barata.
Cientes de que a eficiência energética e a integração de renováveis são “importantes estratégias para optimizar os recursos energéticos disponíveis e aumentar a independência energética das empresas e que, na sua combinação, impactam fortemente a descarbonização e diminuição de custos energéticos impulsionando a transformação competitiva e sustentável das empresas”, a AIDA CCI entende que a celebração do protocolo com a Cleanwatts é “bastante pertinente pois permitirá desenvolver e potenciar o acesso a energia limpa e a redução de custos energéticos para as empresas e indústrias do distrito”.
Para Elisabete Rita, Vice-presidente Executiva da AIDA CCI, “as Comunidades de Energia Renovável são cruciais para a transição energética e para o alcance das metas Net Zero. As alterações climáticas são a questão mais urgente, em que as entidades governamentais, autoridades e empresas têm um papel determinante, razão pela qual a AIDA CCI também decidiu celebrar este protocolo”.
Com a celebração do protocolo a Cleanwatts e a AIDA CCI passam a ter uma parceria exclusiva no distrito de Aveiro, na criação e desenvolvimento de Comunidades de Energia Renovável. Segundo Elisabete Rita, com a celebração deste protocolo “a AIDA pretende apoiar as empresas também na redução dos seus custos fixos. Este possibilitará aos associados usufruírem de condições especiais para criação ou adesão, como membros da Comunidade de Energia”.
Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts, considera que “a assinatura deste protocolo é uma grande satisfação para a Cleanwatts, porque nos permite potenciar o trabalho que temos vindo a desenvolver com empresas e indústria, no âmbito do programa Business Park A++, um subprograma do projecto Comunidades A++, criado pela Cleanwatts para desenvolver Comunidades de Energia Renovável, em diferentes contextos: urbano, rural, residencial, industrial, etc.”, recordando ainda que “a primeira Comunidade de Energia criada em Portugal, pela Cleanwatts, já fez dois anos em Agosto e estamos agora na fase de expandir o modelo a diversas áreas, para além da fase de angariação de membros para as comunidades já existentes”.
“Temos as melhores espectativas relativamente a este protocolo, pois estamos certos de que a AIDA CCI está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts e com aquilo que são os nossos objectivos de sustentabilidade, redução de custos relacionados com a energia das organizações e diminuição da pegada ecológica, um tema muito urgente, especialmente quando nos referimos à indústria, para além do combate à pobreza energética entre famílias carenciadas da zona de Aveiro”, frisa Basílio Simões. “Os custos com a energia e as preocupações de sustentabilidade são duas questões fundamentais para o tecido empresarial e industrial actual e a Cleanwatts vai continuar a desenvolver o trabalho que temos vindo a fazer neste campo, agora, com o apoio, colaboração e parceira da AIDA CCI”, conclui.