Composição digital de árvores e edifícios no London Financial District (Reino Unido)
ELENA ajuda a descarbonizar edifícios e transportes
A iniciativa ELENA, Assistência Energética Local Europeia, uma parceria entre o Banco Europeu de Investimento e a Comissão Europeia, ajuda a financiar projectos de energia sustentável, com foco em edifícios e transporte urbano inovador

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
O Banco Europeu de Investimento (BEI) realizou em Lisboa, um amplo evento de informações para partes interessadas, com o objectivo de promover a iniciativa ELENA (Assistência Energética Local Europeia), uma parceria entre o BEI e a Comissão Europeia. Este evento foi o quarto de uma série de apresentações por toda a Europa organizadas pelo BEI para promover a iniciativa ELENA. A iniciativa oferece subsídios para ajudar a preparar projectos de energia sustentável, como investimentos em eficiência energética e energias renováveis, com foco em edifícios e transporte urbano inovador.
O objectivo é o de melhorar a compreensão do ELENA, incentivar novas candidaturas e apoiar as já existentes. O ELENA tem como objectivo ajudar os promotores de projectos a concretizar seus investimentos. O evento consistiu em apresentações com foco específico no contexto nacional, bem como sessões práticas e reuniões bilaterais com representantes do BEI. A conferência deu a palavra a funcionários do BEI e a stakeholders locais nos sectores em questão.
Ricardo Mourinho Félix, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, abriu a reunião, que teve como convidada Ana Fontoura Gouveia, secretária de Estado Portuguesa da Energia e do Clima.
O BEI reconhece a necessidade de apoiar a preparação destes investimentos para melhorar a sua sustentabilidade e viabilidade bancária, pelo que dispõe de vários programas de assistência técnica, dos quais o ELENA é um dos instrumentos mais bem sucedidos. Foi criado há 13 anos, como uma iniciativa conjunta da CE e do BEI, e atribuiu cerca de 284 milhões de euros de subvenções que ajudaram a mobilizar cerca de 9,3 milhões de euros de investimentos em eficiência energética.
O ELENA é um programa avançado de assistência técnica que apoia os promotores de projectos cobrindo custos relacionados com estudos de mercado, planos de negócios, auditorias energéticas e contratos necessários para concluir projectos de energia. O ELENA foi lançado para ajudar os Estados-Membros a atingir suas metas climáticas para 2030, nas quais a eficiência energética precisa ser priorizada. O apoio do ELENA pode ser solicitado para projectos sustentáveis nas seguintes áreas chave: edifícios (públicos e residenciais), infraestrutura urbana (iluminação de ruas, aquecimento de distrito) e transporte público. Para o período de 2014-2020, esse apoio foi concedido no âmbito do programa Horizon 2020 e continua durante o actual quadro financeiro plurianual (2021-2027) no âmbito do programa InvestEU.