CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Ao longo de três dias, a FIL volta assim a ser o ponto de encontro destes sectores e palco para a apresentação ao mercado das principais novidades e soluções. Os dois eventos ocupam os pavilhões 3 e 4 da FIL numa área de cerca de 20.000 m2 e contam com a presença de diversas empresas líderes de mercado.
Nesta edição, ambos os eventos apostaram em ciclos de conferência que se focam nos principais desafios e oportunidades em cada um dos sectores.
O Portugal Smart Cities Summit (Pavilhão 4) e o Segurex (Pavilhão 3) estão abertos ao público e profissionais entre as 10h00 e as 19h00, na FIL – Parque das Nações.
Portugal Smart Cities Summit debate o futuro das cidades
O programa do evento conta com mais de 20 conferências e apresentações, cerca de 65 oradores, cujos temas em análise incluem os desafios das cidades inteligentes e sustentáveis. São esperados cerca de 10.000 participantes, entre os quais se destacam mais de 140 autarcas.
A sessão de abertura da conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, será presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e conta com a intervenção de Pedro Calado, presidente da câmara municipal do Funchal, Paulo Silva, presidente da câmara municipal do seixal, Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da câmara municipal de Lisboa, Martin Vavrek, chief digital officer, City of Bratislava, entre outros.
De destaque no programa a cerimónia de entrega de prémios Portugal Smart Cities, António Almeida Henriques que irá destacar propostas inovadoras e práticas inteligentes em comunidades intermunicipais, municípios nacionais e juntas de freguesias.
No dia 11 a conferência “Energylive: A Transição Energética e a Reindustrialização Sustentável da Economia Portuguesa” terá inicio com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. De destacar ainda o debate de temas que marcam a actualidade do sector, entre os quais a “Neutralidade Carbónica”, “Inteligência Artificial aplicada às Smart Cities”, “O Digital ao
Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio – Necessidades e Oportunidades a Nível Local”, “ Acqualive: Smart Water – As TIC ao serviço do sector”.
Os desafios para a segurança e defesa em destaque no Segurex
No Segurex, as conferências apresentam quatro temas estruturantes que têm como objectivo colocar Portugal no centro de competências diversificadas no sector da segurança e da defesa.
Durante o primeiro dia de realização, a programação conta com a análise dos “Grandes desafios político-militares mundiais do futuro em matéria de Defesa e Segurança e o seu impacto na ciência, na investigação e no ensino”.
Os “Desafios para a Segurança e Defesa no ciberespaço – Protecção de Infraestruturas Críticas” é o segundo tema em destaque que terá lugar na conferência de dia 11 de Outubro. As conferências do último dia do salão serão dedicadas ao “Enquadramento do comércio internacional em matéria de Segurança e Defesa: Oportunidades e sua contextualização”.
Durante o evento, as várias Entidades Oficiais que marcam presença, entre as quais a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Liga de Bombeiros Portugueses, organizam também um conjunto de actividades e demostrações que
evidenciam as práticas realizadas no âmbito da segurança e da protecção.
A realização conjunta destes eventos deve-se sobretudo à existência de inúmeros pontos de interesse comuns entre estes sectores e visa contribuir para um país mais sustentável, seguro, tecnologicamente avançado e competitivo.