ALF assume vice-presidência da EUF
Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) eleita para o trio dirigente da direcção da maior federação de Factoring do continente, cujos associados são responsáveis por um apoio à economia da ordem dos 2 biliões de euros, o equivalente a praticamente uma década do Produto Interno Bruto português
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“A Federação Europeia de Factoring (EUF, na sigla em inglês) elegeu a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) para um de dois lugares de vice-presidência, reconhecendo o contributo da sua associada portuguesa na dinamização do sector do Factoring” , informa a ALF em comunicado.
Assim, secretário-geral da ALF, Vitor Graça, junta-se à equipa dirigente da Federação Europeia de Factoring, EUF na sigla inglesa, presidida no mandato de 2022-2024 por Fausto Galmarini, líder da Assifact, associação italiana do sector, e na qual já é vice-presidente a alemã Magdalena Wessel, em representação da associação germânica DFV.
Eleito em Setembro 2023, em substituição do espanhol Ignacio Pla Vidal, Vitor Graça, mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, já era, desde Novembro de 2020, membro regular do Comité Executivo da EUF, em representação da ALF.
“A eleição da ALF para a vice-presidência da principal federação europeia de Factoring significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo sector associativo em Portugal e na cooperação que temos conseguido levar a cabo no seio da EUF”, explica Vitor Graça, acrescentando que “não obstante a nossa dimensão relativa na produção de Factoring na Europa, conseguimos colocar Portugal e o Factoring nacional na cúpula europeia de tomada de decisões“. “O Factoring tem adquirido ao longo dos últimos anos um peso crescente na economia e nas exportações europeias, fruto da confiança de PME e grandes empresas que procuram este serviço. A EUF acompanha esta dinamização e assegura a interacção com governos e reguladores, resultando num melhor ambiente de negócios, gestão da tesouraria das empresas e promoção do comércio internacional”, destaca ainda o economista.
Com um volume de créditos tomados na Europa de 2,38 biliões de euros em 2022, o equivalente a 12,3% do PIB europeu, o Factoring tem ganho espaço no apoio à economia do continente. Deste volume, os associados da EUF representaram em 2022 um total de 1,87 biliões de euros, o equivalente a 13,9% do PIB dos países cujas associações nacionais são membros da entidade europeia.
Em 2022, os associados da ALF totalizaram 42 mil milhões de euros em créditos tomados no sector do Factoring (incluindo Confirming, serviço de gestão de pagamentos devidos aos fornecedores), cerca de 20% acima dos valores de 2021 e do ano pré-pandémico, 2019. A produção do Factoring feita pelos associados da ALF representa cerca de 2% do total da produção europeia.